Hangover Maria Braga 16/12/2015 00:00

#HANGOVER: Um cockpit fechado com canopy explosivo poderia ser a solução?

Imagem Artigo

 A  coluna Hangover, escrita periodicamente aqui no blog e que trata de automobilismo estava de férias. Foram 2 anos de trabalho sem parar, ela me pediu umas férias e achei mais do que justo conceder. Seriam ferias de apenas 30 dias, mas acho que ela se empolgou e aderiu as tantas greves que aconteceram no país ou resolveu emendar com as férias de verão europeias, não sei ainda ao certo. Depois de algumas rodadas de negociação fechamos um acordo na semana passada e voltaríamos normalmente após a etapa de Spa da F1 e do final de semana da Indy, mas ai aconteceu o infeliz acidente com Justin Wilson e todos os nossos planos foram alterados e saiu essa coluna que vocês irão ler mais abaixo.


Fonte: ftw.usatoday.com

 É sempre chato quando essas coisas acontecem, para aqueles que gostam e vivem o automobilismo é como perder "um de nós", mas o esporte a motor é cruel, sempre foi, talvez, sempre será. Fiquei pensando no que escrever, mas não queria chover no molhado, escrever homenagens como todo mundo, criticar o cockpit aberto, encontrar a qualquer custo um culpado. Não que esteja desmerecendo quem fez isso, mas cada um reage de uma forma e dessa vez eu queria fazer algo diferente. 

  Li muito sobre a discussão do cockpit aberto ou fechado, afinal só se fala nisso nos últimos tempos. Já tinha uma opinião a respeito e a mantenho, mas não acho que seja a hora para isso. Enquanto via um programa na televisão em que um comentarista e um piloto discutiam o tema, uma lampada se acendeu. Sim, é comum a todo engenheiro, de formação ou não, ter lampejos de Professor Pardal. Hoje tive o meu e peguei logo um papel para esboça-lo. Antes de apresentar a minha ideia, gostaria de fazer algumas ponderações. O desenho que vocês verão a seguir é um croqui ou sketch como preferirem. E por que disse isso? Porque o desenho está feio, assim como a letra que está no papel, mas a vida é assim, ainda bem que não quis ser artista plástico ou qualquer coisa que precise de manuscrito, então vamos logo falar do que interessa. 

Multi Layer Cockpit
Desenhada by mim, engenharia by mim.

Como disse anteriormente, está é minha sugestão de cockpit fechado, estilo Professor Pardal para os carros de formula. A ideia é basicamente a seguinte: um canopy, similar ao utilizados em aviões, feito de material composto em múltiplas camadas. Na figura podemos ver as camadas convencionais representadas pelo numero 1, enquanto isso temos uma camada entre elas , a 2, a qual seria "a grande sacada". 

A particularidade da camada intermediária é que ela seria auto-destrutiva. Explosivos plásticos seriam impressos em sua superfície em um formato específico(explosões já são controladas ha tempos) e ligados a uma fonte de energia, como qualquer outro sistema no carro. Ao ser acionada diretamente pelo piloto (através de um botão no cockpit), por fiscais de pista (um botão externo), ou ainda pelo pessoal do pit-lane, essa camada iria causar uma pequena explosão e trincar todo o canopy, de modo que o piloto ou os fiscais consigam quebra-lo sem grandes esforços. 

Assim ele seria seguro contra impactos causados por objetos estranhos, e também seguros para a saída rápida de um piloto. E se por algum motivo ele disparar acidentalmente? Apesar de serem baixas a chance disso ocorrer, existe um risco e ai entra uma outra solução já até pensada para as motocicletas.

Fonte:www.popsci.com

Um capacete com imagem projetada na viseira. Este sistema seria acionado pelo mesmo circuito que "explode" o canopy. Assim, mesmo com a visão totalmente tampada, o piloto conseguiria ter uma imagem da pista e parar o carro antes que causasse um acidente mais grave.

Bom, essa foi a coluna de hoje, talvez seja culpa do molho que veio no tornedor de filet do almoço que continha alguma substância estranha, ou vai ver é apenas uma ideia maluca vinda de uma pessoal normal, repito, pessoa absolutamente normal. Na semana que vem voltamos com mais automobilismo e fica aqui nossos sentimentos a família e amigos de Justin Wilson.


Fonte:indycar.com

 
Avatar Colunista
Maria Braga
Estudante de Publicidade, colunista da PELO MUNDO. Aqui você encontra dicas para viagens de carro, as estradas mais legais para planejar sua próxima road trip e outras curiosidades desse mundão.
Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Não existem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar.
Confira Mais Notícias