Notícias SE MEU CARRO FALASSE 11/09/2015

O que é um despachante de carro?

Imagem Artigo

Fonte imagem: despachante.com/blog/

Riza, o que é um despachante de carro?

Riza Braga, de Belo Horizonte.

Gente, um despachante de carro, como você Deborah quis saber, é a pessoa que realiza os tramites burocráticos perante ao governo, para que os documentos do veículo que você comprou (por exemplo) estejam de acordo com as leis nacionais. Esse despachante é conhecido como despachante documentarista.

A profissão de despachante, é uma profissão muito antiga, desde 1850 existem despachantes aduaneiros- os quais representam e cuidam dos interesses de importadores e exportadores nos âmbitos fiscais, tributários, logísticos, dentre outros…

Como tudo no Brasil, o despachante é exigido- muita das vezes- por não existirem processos simplificados de regularização da documentação exigida pelo governo. Uma operação aduaneira que não siga à risca as várias normas existentes, leva a uma sanção pecuniária (nome bonito para MULTA) que começa com valor de 500 reais, em contra partida os honorários de um despachante iniciam em R$100,00. Ai ai…

Então, vamos lá? Não tenho tempo de ir ao Detran, porque eu trabalho, ele não abre nos fins de semana e funciona de 8 até as 16 ou 17 hrs (dependendo do setor), preciso de um despachante de carro? Talvez sim.

Existem alguns tipos de despachantes, cada qual com a sua demanda especifica de documentação e atividade. Os despachantes  de carro são, geralmente, despachantes de transito ou documentarista. 

O primeiro, despachante de trânsito, é aquele que cuida de toda parte do transito, definido pela CBO – Classsificação Brasileira de Ocupações, pelo número 4231-10 como aqueles que solicitam a emissão de documentos de pessoas físicas e jurídicas, de bens móveis e imóveis, alvarás, licenças e laudos diversos; efetuam inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros;  organizam arquivos de dados e monitoram datas de vencimento de documentos; regularizam débitos e créditos, apuram e pagam impostos, taxas e emolumentos; requerem isenções, cancelamentos, parcelamentos e suspensões de pagamentos de débitos, a devolução de indébitos e o recebimento de indenizações, seguros, pecúlios e pensões.

O segundo é o mais procurado, o despachante documentarista é o autônomo ou empregado, regulamentado pela Lei Federal n.º 10602, de 16 de dezembro de 2002, para realizar atividades junto aos Detrans, a respeito de documentos de veículos, taxis, transportes escolares, transportes de cargas, e todos aqueles que precisam de autorização previa do Ibama e Receita Federal. Esse também é o profissional mais adequado para consulta em caso de aquisição de veículos para pessoas com necessidades especias e doenças mais graves como o câncer. (Leia mais aqui sobre os direitos das pessoas com câncer).

Só para finalizar, Deborah, o despachante acima é o responsável, mediante procuração, pelos tramites de transferência do antigo para o novo proprietário do veículo, caso o comprador não tenha tempo de realizar o processo sozinho.Uma dica importante para quando for comprar um carro é negociar a responsabilidade do emplacamento ou transferência do veículo. No meu casso, ao negociar, consegui que o vendedor transferisse o carro para o meu nome pagando a taxa de transferência e o despachante. E o mesmo é válido para emplacamento.

Claro, poderia ter feito eu mesma, ou contratado um despachante de carro por minha conta, e “chorado mais um desconto”, mas a comodidade de retirar o carro sem enfrentar toda essa burocracia, me faz bem mais feliz.

Espero ter ajudado!

Até mais =)

Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Confira Mais Notícias