14

POSTADO POR: Riza Braga | 7 de março de 2013

Riza Braga - Opalão

COMO E QUANDO CALIBRAR OS PNEUS?  QUAL O PSI DO MEU PNEU?

Por Riza Braga

Cerca de 50% dos carros brasileiros rodam com a pressão fora dos limites corretos e 20% desses casos são considerados muito perigosos.

(Dados levantados pelos eventos Pressão Certa pelo Brasil da Michelin.)

Se soubéssemos o quanto do pneu é gasto quando descalibrado, cada um perde quase 8.500 km de vida, e que, considerando um carro popular, cada jogo de pneu de um fabricante conceituado custa aproximadamente R$900,00, talvez essa consciência “deficit bolsária” levasse à diminuição de acidentes nas estradas.

Mas, o problema é que você não sabe como calibrar? E toda vez pede ajuda?

Não tem problema algum pedir ajuda, mas, se por acaso estiver viajando sozinho e não existir um ombro amigo no posto, é melhor saber como fazê-lo, não?

COMO E QUANDO CALIBRAR OS PNEUS?

É bem fácil, o primeiro passo é saber quais os calibres adequados ao tipo de pneu do seu carro. Existem basicamente dois tipos: o calibre para rodar na cidade e o para rodar na estrada. As especificações corretas podem estar registradas na tampinha de abertura do tanque de gasolina, em alguma das portas, ou no manual do carro, na parte sobre Pneus. VEJA OS DESENHOS ABAIXO.

EXEMPLO:

Para rodar na estrada, carro com mais peso, considerando que a especificação dos pneus seja: pneu Pirelli  185/65 R14, a pressão ideal, para os pneus dianteiros é : 2.1 bar ou a equivalente 31 psi, e para os traseiros 2.7 bar ou a equivalente 39 psi.

Pressao dos Pneus

Pressao-dos-Pneus

Depois de saber qual o calibre ideal é só digitá-lo no visor da bomba de ar, retirar a tampa da válvula do pneu, encaixar a mangueirinha ali e esperar apitar! Pronto, tampe novamente e seu pneu está calibrado!!!!

Aplicativos para celular que medem a pressão dos pneus, através dos sinais de alguns sensores do carro, estão sendo desenvolvidos pela Continental, e, segundo o site Pense Carros, o sistema batizado de Filling Assistant deve chegar aos consumidores neste ano!

pneu

Imagem destacada retirada do site: revista.pensecarros.com.br

Riza Braga.

  • Alexsander disse:
    8 de março de 2013 às 3:17

    Creio que boa parte dos motoristas que andam com os pneus descalibrados, não o façam por não saberem se o pneu está calibrado ou não.
    Meu pai, por exemplo, sai com o carro sem ao menos dar uma “olhadinha” nos pneus. Isso seria cobrido, se ele fosse um motorista atencioso, com relação aos sinais que o carro dá quando os pneus estão descalibrados. Mas eu que tenho que ficar olhando pra ele.
    Acho que esse é um dos problemas, que faz com que muitos não calibrem os pneus de seus carros.

    Abs

  • Junior disse:
    8 de março de 2013 às 11:49

    Só uma observação. Esta calibragem é para o carro com carga máxima de peso.

  • Geraldo disse:
    8 de março de 2013 às 11:51

    Coisa simples … basta ler o manual do carro e saber a pressão correta dos pneus … não tem mágica … e calibrar os pneus toda semana … melhor se calibrá-los ainda frios, logo ao sair de casa …

  • Riza Braga disse:
    8 de março de 2013 às 12:59

    A calibragem do exemplo é para quem for pegar estrada com o carro cheio =)
    E, eu mesma não calibro toda semana Alexsander, por conta da correria do dia-a-dia acabo esquecendo!

  • Gastão disse:
    8 de março de 2013 às 20:26

    Muito bom o blog. Relativamente aos pneus, uma pequena correção:
    A pressão recomendada pelo fabricante do veículo é função da medida do pneu, respectivos índice de carga e código de velocidade, mas também das cargas (estática e dinâmicas) e do comportamento que se pretende dar ao veículo. Não existe uma pressão recomendada somente considerando a medida dos pneus (Exemplo pneu 185/60R14 = x de pressão).
    Agora, um conselho a acrescentar: as pressões devem ser verificadas com os pneus “frios”, ou seja quando o veículo esteve parado por mais de uma hora, ou antes de percorrer 3km à velocidade moderada. Se houver necessidade de corrigi-las em viagem por exemplo (pneus “quentes”), deve-se considerar 0.3bar (ou 4.5psi)mais. Exemplo: pressão recomendada 2.2bar (em frio). Em quente, os pneus deverão estar com pelo menos 2.5bar. Se têm mais, deixe ficar como está e numa primeira oportunidade, corrija-as com os pneus frios.
    Muito importante: deve ser verificada pelo menos uma vez ao mês.

    Um abraço

  • Riza Braga disse:
    8 de março de 2013 às 22:09

    Obrigada pela dica Gastão! Não sabia das pressões a acrescentar!
    ABÇ

  • Alessandro disse:
    12 de março de 2013 às 18:10

    Essa foto que vocês bateram com a tabela de calibragem é para um modelo especifico de veículo, e varia de carro para carro, dependendo de sua capacidade. Como o Gastão disse a calibragem não é função das medidas do pneu.

  • Riza Braga disse:
    12 de março de 2013 às 19:34

    Sim Sim Alessandro, você vai buscar as informações no seu carro, como citado antes, na tampinha do tanque, ou na porta dele, mas para saber qual das três utilizar, você também precisa saber o tipo de pneu (que está escrito na bandagem do pneu do seu carro). No meu exemplo citei o Pirelli 185/65 R14.

  • Maurício Oiticica disse:
    12 de março de 2013 às 19:50

    Parabéns pelo blog!!Em um mundo em que estar em moda é ser imbecil, um blog inteligente, que versa sobre automóveis e com perfume feminino é lindo. Conheci pela indicação de Flávio Gomes e voltarei sempre, com sugestões e, claro, críticas. Beijos em todas, Maurício.

  • fabricio santos disse:
    22 de abril de 2013 às 23:34

    - muinto útil saber… entretanto qual calibragem correta do pneu michelin 195 / 65… de já obrigado.

  • Riza Braga disse:
    23 de abril de 2013 às 0:14

    Não existe calibração para um pneu e sim para o conjunto pneu + carro. Sendo assim, é só você olhar na porta do carro, ou na tampa do tanque de combustível qual a medida certa para o seu, tem tudo explicado. Se não for um carro comercial, alguns testes precisam ser feitos para descobrir qual a melhor pressão… Aí, eu não saberia te dizer =(

  • Daniel disse:
    24 de outubro de 2013 às 16:30

    As pessoas pensam que carro é ligar e sair.
    Tem gente que nem sabe que precisa trocar o óleo do carro. kkkkkk

  • jose carlos de souza disse:
    4 de novembro de 2013 às 23:19

    depois que digitar a pressao no visor nao preciso digitar de novo para encher os outros tres pneus ou nao

  • Riza Braga disse:
    5 de novembro de 2013 às 11:18

    Olá josé.
    Se vc for usar a mesma pressão em todos os pneus, não precisa digitar de novo não.
    Só levar a mangueirinha para o outro pneu…

Deixe seu comentário



(*)campos obrigatórios.