Notícias SE MEU CARRO FALASSE 11/09/2015

Álcool anidro! Posso usar?

Imagem Artigo

Álcool anidro, o álcool com no mínimo 99,5% de pureza, sem água!

Posso usar no meu motor flex?

Riza Braga, de Belo Horizonte

Recebemos a seguinte pergunta do Fabríco:
“Olá, eu ganhei um álcool de um amigo avermelhado acho que se chama álcool anidro, parece ser um álcool mais puro e queria muito usá-lo em meu carro que é um classic 2010 flex. Estive olhando, e parece ter muitos modos de misturas com água e gasolina. Como posso fazer essa mistura?”

ÁLCOOL ANIDRO

O fato é o seguinte, o álcool chamado etanol (não é o em questão que se chama anidro) possuí aproximadamente 5% de água. Então, o meu raciocínio foi o seguinte: se o Fabrício quisesse utilizá-lo, ele poderia misturar 95% de álcool com 5% de água, porque assim obteria o mesmo etanol vendido nos postos de combustível.

Ps: a coloração diferente (alaranjada) é apenas um corante aditivo colocado para diferenciar a porcentagem mais elevada de álcool.

Mas aí, decidi pesquisar e perguntei para uma amiga que trabalha com motores o que seria mais certo fazer, segue a resposta:

"O álcool anidro é álcool sem água… Pra que colocar água? Quanto menos água no álcool melhor.

O álcool que abastecemos nos postos sai da fabricação com 6%(+-) de água, porcentagem devida ao seu processo de fabricação.

Para retirar mais do que essa porcentagem, fica muito caro.

Se você quiser usar o anidro, pode usar sem adicionar água. Ele é a melhor versão que existe! Por isso não estrague seu álcool colocando água!

Com relação a mistura do anidro e gasolina é o seguinte: a gasolina que abastecemos tem 22% de anidro (não é etanol!). 

Portanto, se quiser misturar anidro com gasolina, pode, mas cuidado! Afinal a gasolina que você vai comprar já tem 22% de anidro! Sendo assim, para fazer essa mistura, a gasolina tem que ser pura (ou seja, com 0% de álcool), para, aí sim, serem colocados os 22% de anidro na gasolina pura! 

Então, se seu carro for somente a gasolina, dá para obter um combustível para ele com 22% de álcool (sem água/anidro) para 78% de gasolina (gasolina PURA, ou seja, sem álcool)!

Em outros países, o combustível é a Benzina (gasolina com 0% de álcool), mas aqui no Brasil, esse combustível não é vendido. Por isso os carros daqui já são calibrados para a gasolina com 22% de álcool…

Se vc colocar Benzina no seu carro, ele vai apresentar problemas!

Mas se seu carro for FLEX (gasolina/ álcool), não precisa se preocupar com proporções, pode colocar o álcool no tanque, que o sistema de injeção eletrônica vai identificar a quantidade de álcool e a quantidade de gasolina, e  fazer o sistema funcionar de acordo com o que estiver no seu tanque.

A proporção de álcool, não importa, se for flex, apenas não coloque água!

Lembre-se, a água não é combustível, ela está presente no álcool hidratado (esse dos postos) porque o processo de retirada dela fica caro. 

Quanto menos água, melhor, se o seu álcool é anidro (sem água), você tem um excelente combustível!!

Qualquer dúvida, podem contar comigo…No que eu souber, terei prazer em ajudar!! Abraços para vcs!! ”

Mayra Diniz

LEIA TAMBÉM:

Qual a conta devo fazer para saber se compensa colocar álcool ou gasolina?

POSSO MISTURAR ÁLCOOL E GASOLINA AO ABASTECER?

Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
André há 3 meses Responder
Riza, caso vc não saiba poderia sanar minha dúvida junto a sua amiga Mayra Diniz ? É o seguinte, há experiências caseiras onde se misturado água na proporção de 20 a 25% com a gasolina comum essa ajudará a separar o álcool anidro da gasolina, pois os semelhantes se atraem (álcool e água), mas e quando misturado etanol combustível comum que possui água, junto com a gasolina comum que possui álcool anidro, esses dois alcoóis se atraem também e haveria a separação do etanol anidro da gasolina? Se sim, num carro flex isso daria um melhor aproveitamento da parte etílica ou seria indiferente?
Avatar Usuário
Guilherme há 4 dias
André, RESPOSTA RÁPIDA: Não vale a pena nem um pouco! Estaria jogando dinheiro fora! RESPOSTA LONGA: Para esclarecer, ETANOL é o nome do composto químico. Tanto o álcool anidro quanto o álcool combustível aos quais vocês se referem são ETANOL, a diferença é que 1 Litro de álcool anidro é 1 litro de ETANOL puro (ANIDRO significa sem água) enquanto 1 litro de álcool combustível é uma mistura com (+ou-) 75% ETANOL e (+ou-) 25% água. Quanto a sua dúvida: "É o seguinte, há experiências caseiras onde se misturado água na proporção de 20 a 25% com a gasolina comum essa ajudará a separar o álcool anidro da gasolina..." Você fala de uma extração líquido-líquido, onde estaria tirando o álcool anidro da gasolina e misturando com outra coisa. O grande problema é que, nesse caso, essa outra coisa seria ÁGUA, então você estaria tirando o álcool puro (anidro) que foi misturado na gasolina e colocando ele misturado na água, PORTANTO NÃO SERÁ ANIDRO. Você agora teria outro problema, que seria separar o ETANOL da ÁGUA, para isso precisaria destilar. Nessa destilação você encontrará o mesmo problema que os fabricantes do Álcool combustível, que é tirar os últimos 5% de água de dentro do álcool. Ou seja, ia passar todo o trabalhão, gastar um montão de eletricidade ou gás na destilação, e no final ia ter um álcool combustível (sendo otimista) tão bom quanto o que compra na bomba de combustível. Sobre aproveitar a gasolina que você deixou sem álcool (DEPOIS DE TER SEPARADO ELA DA MISTURA ÁGUA+ETANOL): Mesmo fazendo uma separação perfeita, você ainda rodará menos quilômetros com essa menor quantidade de gasolina pura do que rodaria com a gasolina original (misturada com etanol). CONCLUSÃO: Você vai investir tempo e dinheiro para rodar menos quilômetros!
Avatar Usuário
Jorge Toledo há um ano Responder
Tenho uma camioneta C-10 com motor a álcool. Posso usar o etanol como combustível em substituição do álcool comum.. Posso misturar etanol com um pouco de gasolina e qual seria a proporção ideal?
Avatar Usuário
Daniel de Quadros há um ano Responder
Boa tarde, Riza. Muitíssimo interessante esse blog. Claro, objetivo, leve, enfim, útil e agradável. Moro em Torres/RS e aqui é raro usarmos etanol, por causa do preço, que dificilmente fica abaixo de 85% do valor da gasolina, e também porque o clima frio em boa parte do ano deixa o funcionamento do motor mais áspero, sem contar a dificuldade na partida, que mesmo com gasolina de alta octanagem no tanquinho, o arranque tem que girar mais para funcionar o motor, creio, leigamente, que devido a resquícios do combustível no sistema. Mas a dúvida agora é singela: se o álcool anidro não possui água, por quê ele é mais corrosivo que o hidratado? Parabéns pelo blog.
Avatar Usuário
Pedro Lino há um ano Responder
Boa Tarde. Gostaria de saber se o alcool Anidro (Alaranjado), não causa nenhum dano ao carro, pois em alguns sites falam que causam defeitos nos seguintes locais: bicos da injetores e valvulas, nas velas de ignição e na camara de combustao e também começa a desidratar as peças ao seu redor com muita facilidade. O que você me fala sobre isso?
Avatar Usuário
Riza Braga há um ano
é verdadeiro, o álcool anidro é ótimo combustível, mas os componentes metálicos podem oxidar com maior facilidade...
Avatar Usuário
Geizi há um ano Responder
Olá! Tudo bem? Gostaria de saber se este tipo de álcool também pode ser usado em uma moto Honda Biz 125 flex e também em uma Honda fan 125 flex. Muito obrigada desde já.
Avatar Usuário
Riza Braga há um ano
Oii Geizi, se for flex, pode usar sim! Mas, na primeira vez coloca metade de etanol e metade de anidro. Depois vai diminuindo a porcentagem do etanol, pro sistema funcionar melhor. Me conta aqui depois! Abração!
Confira Mais Notícias