Notícias SE MEU CARRO FALASSE 11/09/2015

Combustível

Imagem Artigo

Quais são os principais combustíveis? 

Gasolina

A gasolina automotiva é um tipo de combustível líquido e inflamável, muito usado em motores endotérmicos. A gasolina derivada do petróleo é constituída por uma mistura de hidrocarbonetos formados por moléculas, além de compostos de enxofre, nitrogênio e compostos metálicos. Existem quatro tipos de gasolina:

Gasolina do tipo A – 73 octanas- gasolina amarela

Gasolina do tipo B – 82 octanas- gasolina azul

Gasolina do tipo C – 76 octanas- gasolina + álcool

Gasolina verde – cujo NO = 110-130 (é utilizada apenas na aeronáutica).

No mercado brasileiro, utiliza-se a gasolina tipo A (Comum) – não recebe aditivo.

Gasolina aditivada

Dar-se o nome de gasolina aditivada, pois recebe um aditivo que possui características detergentes e dispersantes na sua composição.  A função do detergente é manter o sistema de injeção limpo, atuando na diminuição dos resíduos deixados pela gasolina no interior do motor e reduzindo o custo de manutenção do veículo.

Diesel

Adquirido também do petróleo, é composto por átomos de carbono, hidrogênio, enxofre, nitrogênio e oxigênio, por isso, é tóxico e inflamável.

O óleo diesel é utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão, geralmente em automóveis, ônibus, furgões, caminhões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte e navios.

Etanol

O álcool combustível, conhecido como etanol ou álcool etílico hidratado, é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar. O etanol pode estar presente no combustível de forma pura ou misturada à gasolina (álcool anidro).

O etanol reduz 89% da emissão dos gases de efeito estufa quando comparado à gasolina, pois grande parte do gás carbônico lançado na atmosfera é absorvida pela própria cana-de- açúcar durante a fotossíntese.

Filtro de combustível

O filtro de combustível tem função vital para o motor. Além de filtrar o combustível, ele protege o sistema de alimentação do motor, eliminando partículas de sujeira, como pó, ferrugem e resíduos do tanque e retém quaisquer partículas com mais de oito milímetros.

Dicas

Na hora de realizar a troca do filtro de combustível, opte por marcas compatíveis com o modelo do seu veículo e que são conhecidas no mercado, para garantir o maior grau de pureza ao combustível e vida longa ao motor.

Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Não existem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar.
Confira Mais Notícias