Notícias SE MEU CARRO FALASSE 07/11/2015

Como funciona o sistema Quattro da Audi?

Imagem Artigo

Como funciona o sistema Quattro da Audi?
Na semana passada contamos aqui como surgiu o lendário sistema de tração Quattro. Em 1980 a Audi lançou aquele que seria o primeiro sistema permanente de tração integral em um carro de rua no mundo. Atualmente são utilizados não apenas um, mas três diferentes sistemas Quattro, uma evolução e tanto!! Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre como o sistema Audi Quattro funciona e suas três diferentes variações.

Sem mais delongas, vamos logo ao que interessa: Por que o sistema Audi Quattro é tão famoso e melhor que um sistema convencional? A resposta é bem simples, por ser um sistema integral permanente, o carro sempre terá mais tração do que carros com tração nas duas rodas, independente de ser no eixo dianteiro ou traseiro. Mais tração significa mais estabilidade e maior aceleração, ou seja, mais segurança e desempenho. E como isso tudo é possível?  A resposta está nas próximas duas figuras.

Como funciona o sistema Quattro da Audi? Figura representa o gráfico de forças em um carro com tração dianteira.

Na figura acima observamos como um carro de tração dianteira se comporta. O circulo branco onde estão desenhados os pneus representa o limite de tração dos pneus. Se a combinação das acelerações está em um ponto fora do pneu, ele perde tração, se está em um ponto dentro, ele tem seu desempenho otimizado.  Como podemos ver neste caso, com um carro de tração dianteira, a combinação das acelerações está fora do circulo o que implica em um carro perdendo tração.  E como o sistema Quattro pode ajudar?

Como funciona o sistema Quattro da Audi? Figura representa o gráfico de forças em um carro com sistema Quattro.

Imagine agora que a mesma aceleração lateral (seta horizontal) é aplicada nas quatro rodas, bem como a mesma aceleração longitudinal (seta vertical). No sistema Quattro as forças laterais serão as mesmas de um sistema de tração dianteira, porém o mesmo não ocorrerá com a aceleração longitudinal. Ela será redistribuída entre todas as quatro rodas do veiculo, como resultado, o módulo da aceleração, representado pelo tamanho da seta, será menor e fará com que a combinação das acelerações fique dentro do circulo, como pode ser observado na imagem. Isso significa que o carro possui sua tração otimizada e que ainda pode ter maiores acelerações antes de chegar ao limite de sua tração. Isso implica em curvas mais seguras e se você quiser, mais rápidas também!!

Tipos de Sistema

Com uma evolução natural o sistema Quattro é hoje o mais moderno sistema de tração integral para carros de passeio e possui três variações que serão apresentadas logo abaixo.

Como funciona o sistema Quattro da Audi?Imagem representativa do sistema Quattro com embreagem multi-disco hidráulica.

Sistema com embreagem multi-disco hidráulica: Presente nos Audi S1, A3, TT e Q3, ele prioriza a tração dianteira e utiliza a embreagem multi-disco para mandar forças às rodas traseiras quando necessário.

Como funciona o sistema Quattro da Audi?
Imagem representativa do sistema Quattro diferencial central auto-blocante.

Sistema Quattro com Diferencial Central auto-blocante: Este é o tipo mais comum do sistema Quattro e está presente nos Audi A4, A5, A6, A7, A8, Q5, Q7. Sua distribuição padrão de 60:40, 60% da força no eixo traseiro e 40% no dianteiro, garantem um comportamento mais esportivo que fizeram a fama do sistema Quattro. O diferencial ainda pode atingir taxas de 85:15  ou ainda 30:70, caso seja necessário.

Como funciona o sistema Quattro da Audi?Imagem representativa do sistema Quattro de acoplamento viscoso.

Sistema Quattro de Acoplamento Viscoso: Este sistema é exclusivo do R8 e precisou ser desenvolvido graças a sua arquitetura única com relação aos modelos da marca, uma vez que é o único com motor central traseiro. Ao contrário do sistema de embreagem multi-disco, este prioriza a tração traseirae manda força às rodas dianteiras, apenas quando necessário.

Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Não existem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar.
Confira Mais Notícias