Notícias SE MEU CARRO FALASSE 11/09/2015

Peças de um motor automotivo!

Imagem Artigo

Motor automotivo – Funcionamento e dicas!

O propósito do motor automotivo é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas. O motor é conhecido como máquina térmica, de combustão interna ou explosão. O processo inicia quando a gasolina queima dentro do motor, gerando movimento.

O motor divide-se em três partes fixas:

No cabeçote, estão situadas as válvulas, o eixo de comando de válvulas, a câmara de explosão e as velas de ignição. 

O bloco é a parte mais pesada do motor. Nele estão alojados os cilindros, onde a mistura de ar combustível é admitida, comprimida e queimada. 

O cárter é uma peça que fica na parte de baixo do motor e serve como reservatório de óleo. 

Peças móveis do motor:

As peças móveis do motor são aquelas que se movimentam no interior do bloco, impulsionadas pela explosão da mistura de ar e combustível dentro dos cilindros.

São elas:

Êmbolo ou pistão – peça acoplada à biela e que se desloca no interior do cilindro;

Pino de êmbolo – sua função é ligar o pistão à biela;

Biela – liga o pistão à árvore de manivelas ou virabrequim;

Virabrequim ou árvore de manivelas – coordena os tempos do motor e é ligada ao volante do motor;

Volante do motor – peça que liga o motor ao sistema de transmissão.

Motor de 4 tempos ou “ciclo de otto”

1º tempo, admissão – é o momento em que a mistura de ar e combustível é sugada para dentro do cilindro (o pistão está descendo);

2º tempo, compressão – as válvulas de admissão e escapamento estão fechadas, o pistão agora está subindo comprimindo a mistura.

3º tempo, explosão – este é o tempo em que a mistura se inflama, a vela de ignição gera uma faísca e ocorre a explosão, empurrando o pistão para baixo. 

4º tempo, escape ou descarga – o último tempo para completar o ciclo: o pistão sobe e a válvula de escapamento se abre, por onde são liberador os gases e a fumaça gerados durante a queima do combustível. 

Sistema de alimentação

O sistema de alimentação é responsável pela formação da mistura ar + combustível para enviar ao motor.

O sistema começa no tanque de combustível, passa pelas mangueiras, filtros de combustível e de ar, bomba de combustível e, finalmente, no carburador ou injeção eletrônica. O carburador ou injeção eletrônica processam a mistura ar + combustível que vai para o motor.

Sistema a de lubrificação

O sistema de lubrificação tem a finalidade de lubrificar, vedar, limpar e refrigerar as peças móveis do motor, visando, reduzir seu desgaste e o aquecimento. O sistema é comporto dede bomba de óleo, filtro de sucção, filtro de óleo, conexões e tubulações bulbo de óleo e cárter. 

Sistema de arrefecimento

É o sistema que controla a temperatura do motor, por meio da circulação de ar ou água. Seus componentes são: 

Radiador, localizado normalmente na frente do veículo, para receber ar frontal e resfriar a água que sai quente do motor;

– As mangueiras por onde circula a água;

– Bomba d’água, que pressiona a água pelos “dutos” do motor;

– Ventoinha ou eletro ventilador, que têm a função de resfriar a água quando o veículo está parado e não recebe ar frontal. 

– Válvula atmosférica, cuja função é liberar água quente do motor para o radiador, no momento que a temperatura da mesma sobe.

Mantenha o nível de água no ponto certo e use aditivos anti – ferrugem. Não abra a tampa do radiador com o motor aquecido. 

Dicas

É recomendado verificar periodicamente o nível de óleo do motor, estado das correias, limpeza e troca dos filtros, nível de água do reservatório e estado de conservação das mangueiras. 

Limpeza do motor

Devo lavar o meu motor? É perigoso lavar o meu motor?

A prática de lavagem do motor não é recomendada, pois o jato de água pode prejudicar o radiador, o arrefecimento do motor e acumular água. O que poderá gerar falhas no funcionamento do mesmo. O ideal, para a limpeza, é usar um pano úmido e, em seguida, um pano seco para remover as sujeiras. Além do mais, a lavagem tem efeito estético somente e não reflete em uma melhora de desempenho ou mecânica. 

LIMPEZA MOTOR

Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
dejanira há um ano Responder
muito interessante gostei isto e muito bom para nos que estamos comessando a entender de carro rsrs amei as esplicaçoes
Confira Mais Notícias