Notícias SE MEU CARRO FALASSE 11/09/2015

Qual a função do catalisador?

Imagem Artigo

Qual a função do catalisador do seu carro? Por que não devo retirar o catalisador?

Riza Braga, de Belo Horizonte

Todo mundo tem uma vaga noção do papel de um catalisador, ele faz com que os gases resultantes da queima do combustível sejam melhores aproveitados, mas de que forma? Quem sabe? Por que eu não devo retirar o catalisador do meu carro?

O que exatamente é eliminado no processo de combustão?
Nenhum gás é eliminado com o uso do catalisador, pelo princípio da conservação de massa isso é impossível, na realidade há a conversão de gases nocivos em não nocivos.

Qual é a reação catalítica?
As três reações principais são: NOx em N2, CO em CO2 e HC em H2O. Por isso o catalisador é também chamado de catalisador de três vias (Three Way Catalyst).

O catalisador pode resultar em economia de combustível?
O catalisador propriamente dito não resulta em redução de consumo, a sonda lambda que trabalha em conjunto é que auxilia mantendo a mistura sempre próxima da estequimétrica (proporção ideal entre combustível e comburente), evitando assim o consumo desnecessário de combustível. O catalisador na realidade prejudica o desempenho pois gera uma contrapressão (perda de carga) na descarga do motor. Entretanto, retirar o catalisador é proibido e não significará necessariamente melhoria de desempenho e consumo, pois a calibração motor não foi desenvolvida com essa característica.

Os catalisadores brasileiros estão vindo com sonda lambda após o catalisador, porque?
A sonda pós catalisador tem função principal de verificar o estado do catalisador, essa é uma norma governamental de OBD(On Board Diagnostics). Isso ocorre comparando o tempo de resposta entre os sinais da sonda pré e pós quando a ECU executa um teste oscilando a mistura de rica p/pobre e vice versa. Se o catalisador se degradar ou for retirado, uma luz característica deverá obrigatoriamente por lei acender no painel do veículo.

Qual a diferença entre os sinais do sonda lambda anterior e do posterior ao catalisador?
A sonda anterior tem sinal oscilante, normalmente entre 100 e 900mv, já a sonda pós tem normalmente um sinal constante, considerando um regime estabilizado do motor. Isso é o que ocorre normalmente para um catalisador que apresenta boas conversões gasosas. Quando o catalisador envelhece com o uso natural do veículo/motor, o sinal da sonda pós tende a acompanhar o sinal da sonda pré. Isso ocorre pois o catalisador perde a capacidade de armazenar e liberar oxigênio (Oxigen Storage Catalyst) e consequentemente perde as propriedades de conversão gasosa.

 

Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
Nésio Fonseca Júnior há 2 anos Responder
Vamos lá! De forma resumida respondendo aos questionamentos.. Nenhum gás é eliminado com o uso do catalisador, pelo princípio da conservação de massa isso é impossível, na realidade há a conversão de gases nocivos em não nocivos. As três reações principais são: NOx em N2, CO em CO2 e HC em H2O. Por isso o catalisador é também chamado de catalisador de três vias (Three Way Catalyst). O catalisador propriamente dito não resulta em redução de consumo, a sonda lambda que trabalha em conjunto é que auxilia mantendo a mistura sempre próxima da estequimétrica (proporção ideal entre combustível e comburente), evitando assim o consumo desnecessário de combustível. O catalisador na realidade prejudica o desempenho pois gera uma contrapressão (perda de carga) na descarga do motor. Entretanto, retirar o catalisador é proibido e não significará necessariamente melhoria de desempenho e consumo, pois a calibração motor não foi desenvolvida com essa característica. A sonda pós catalisador tem função principal de verificar o estado do catalisador, essa é uma norma governamental de OBD(On Board Diagnostics). Isso ocorre comparando o tempo de resposta entre os sinais da sonda pré e pós quando a ECU executa um teste oscilando a mistura de rica p/pobre e vice versa. Se o catalisador se degradar ou for retirado, uma luz característica deverá obrigatoriamente por lei acender no painel do veículo. A sonda anterior tem sinal oscilante, normalmente entre 100 e 900mv, já a sonda pós tem normalmente um sinal constante, considerando um regime estabilizado do motor. Isso é o que ocorre normalmente para um catalisador que apresenta boas conversões gasosas. Quando o catalisador envelhece com o uso natural do veículo/motor, o sinal da sonda pós tende a acompanhar o sinal da sonda pré. Isso ocorre pois o catalisador perde a capacidade de armazenar e liberar oxigênio (Oxigen Storage Catalyst) e consequentemente perde as propriedades de conversão gasosa.
Avatar Usuário
Nésio Fonseca Júnior há 2 anos Responder
Será que um ex-especialista em calibração de ECU, voltada para a redução de emissões de poluentes e consumo de combustível pode participar da enquete também? O site está cada dia melhor Riza, congrats!
Avatar Usuário
Riza Braga há 2 anos
Vai ser um prazer Nésio! Me ajuda aí! SMCF ganhando informação coerente e de confiança! Bom demais!!
Confira Mais Notícias