Notícias SE MEU CARRO FALASSE 11/09/2015

Fórmula CEFAST! Nossa paixão!

Imagem Artigo

O que é a Competição Fórmula SAE!?

Riza Braga, de Americana

Com esse tema em mente, todos os anos, um grupo de cerca de 20 alunos se une no CEFET-MG com um só objetivo: projetar e construir um carro tipo Fórmula. E em 2012, não foi diferente.
Pela oitava vez seguida, nos dias 01 e 02 de Dezembro agora, a equipe Fórmula Cefast participará da competição Fórmula SAE Brasil buscando consolidar mais uma temporada de excelente aprendizado e muito trabalho.

O que é Fórmula SAE?

Fórmula SAE é uma competição estudantil de engenharia organizada pela SAE International. A competição surgiu em 1978 nos EUA como uma variação da competição Mini-Baja, que chamava SAE Mini Indy. Em 1980 o projeto cresceu adotando regras mais livres para incentivar o desenvolvimento dos carros, e ela passou a se chamar Fórmula SAE.

O conceito por trás da competição é a elaboração de uma empresa automobilística fictícia que precisa levantar investimentos parar se consolidar. Sendo assim, cada equipe monta sua estrutura de projetos para poder desenvolver um “protótipo-exemplo” de um carro Fórmula que será apresentado aos investidores.

Esse protótipo é então, avaliado em potencial de produção. Os universitários devem projetar, construir e testar o veículo baseado numa série de regras, cujos propósitos principais são assegurar operações seguras no evento e promover soluções de engenharia inteligentes.

O Campeonato Fórmula SAE estimula a carreira dos alunos e a excelência em engenharia, engloba todos os campos da indústria automotiva, incluindo pesquisa, projeto, manufatura, testes, desenvolvimento, publicidade, gerenciamento e finanças. Essa é a chance que temos para sair das salas de aula e aplicarmos as tantas teorias aprendidas às situações reais de trabalho.

A competição se expandiu pelo mundo e acontece hoje em países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Áustria, Hungria, Japão, Austrália e China. No Brasil ela acontece desde 2005, e o número de participantes tem crescido a cada ano.

Histórico da equipe Formula CEFAST!

A equipe Fórmula Cefast é uma das mais antigas do Brasil, e compete desde 2006. A ideia inicial surgiu de um grupo de garotas que queria formar uma equipe feminina. A equipe foi fundada então com o nome de Equipe Atena. No mesmo ano de sua criação, surgiu a necessidade de recrutar novos integrantes, assim rapazes se juntaram ao grupo também.

Em 2008, o nome da equipe mudou e ela passou a ser conhecida como a equipe Cefast, nome que alude a “velocidade” e ao CEFET-MG. Até então a logo Cefast já batizava as equipes de Baja e Aerodesign do Instituto Educacional; a junção de mais uma equipe de competição pelo nome só fez crescer a força das equipes.

O melhor resultado da equipe Fórmula Cefast foi em 2008, quando os alunos alcançaram o 4º lugar. No ano passado o grupo apresentou grande evolução com um dos carros mais leves do país e alcançaram o 6º lugar.

Fórmula Cefast em público!

É de grande interesse da equipe o envolvimento da comunidade, do ambiente acadêmico e do setor profissional. O trabalho da equipe pode ser acompanhado sempre através de seu site: www.formulacefast.com e aqui no blog. Periodicamente são publicadas reportagens em diversos meios de comunicação.

O projeto é também exposto em eventos como Bienal do Automóvel, Semana de Ciência e Tecnologia, Inovatec, dentre outros.  E, o escritório e oficina da equipe são abertos para qualquer visitante ou voluntário que queira ajudar.

Conceito de veículo:

Conceitualmente, um veículo de sucesso possuí:

»» Máxima aceleração

»» Frenagem rápida e segura

»» Boa dirigibilidade e resposta rápida ao piloto

»» Baixo peso

»» Design

»» Baixo custo

Portanto, o carro mais rápido não garantirá a vitória, e sim todo o conjunto de engenharia desenvolvido pelos estudantes. A competição não avalia apenas disciplinas dinâmicas, os juízes também prezam as disciplinas estáticas como planejamento financeiro e análise de custos.

Como o projeto é totalmente estudantil de uma instituição pública, sem o apoio de parceiros competentes e fortes ele não seria possível. A equipe busca patrocinadores em todas as áreas, desde marketing e publicidade a transporte. E toda empresa pode se beneficiar com a nossa parceria de sucesso, afinal o envolvimento com os universitários proporciona o contato com seus futuros clientes e potenciais profissionais.

FOTOS DOS TREINOS E COMPETIÇÕES DOS ANOS ANTERIORES:



Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Não existem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar.
Confira Mais Notícias