Notícias SE MEU CARRO FALASSE 11/09/2015

Impressões Fórmula SAE!

Imagem Artigo

Impressões Fórmula SAE

Riza Braga, de Belo Horizonte.

Como a maioria dos leitores aqui do blog já sabem, fiz parte da equipe Cefast CEFET MG de competição Fórmula SAE desde 2008 e as acompanho até hoje. Conversando com o Pedro Henrique, um dos alunos da equipe conterrânea Fórmula UFMG que desenvolve projetos de engenharia e também é piloto, ele me resumiu algumas aflições e como foi a competição deste ano de 2014. Lembrei-me de quando passava por aqueles momentos e resolvi compartilhar, para ver se consigo transmitir um pouco da emoção de uma competição automotiva, mesmo quando ela é ainda estudantil. Logo abaixo das impressões do meu amigo Pedro, coloquei meu resuminho, para vocês entenderem bem o fluxo e a organização das provas! A competição começa quinta e termina no domingo.

Pedro Henrique –  Primeiro dia, quinta feira, uns re-checks bobos na inspeção.

O primeiro dia de competição é o dia em que o carro passa por toda inspeção técnica para confirmar que é apto, em termos de segurança e regulamento estabelecido pela SAE (Society of Automotive Engineers), para correr. Quase sempre tem um detalhe ou outro para consertar, como pontas cortantes, reforço de fixações, medidas do cockpit fora do padrão.. . A inspeção técnica conta com vários juízes (a sua maioria engenheiros, ex-participantes da competição) que através de um check list averiguam o carro. Após passar por essa etapa, o veículo ganha o primeiro selo de aprovação:  o selo da Inspeção.

Pedro Henrique – Segundo dia, sexta feira: consertamos o que não foi aprovado na inspeção, apresentamos a Prova de Design, ficamos em quinto lugar, e também a Prova de Custos, ficamos em quarto. Custamos para passar na tilt- table, porque aconteceu um vazamento no tanque que nunca tínhamos tido, ai, fomos obrigados a arrumar  lá na hora. Passamos do tilt, da prova de ruído que ” foi de boa” e da prova de freio- conseguimos “de primeira” também. Mas o detalhe é que demoramos tanto para estancar o tanque que quase não conseguimos fazer tudo a tempo.

Depois que o carro passa da inspeção técnica, é obrigado a realizar mais testes, são eles: tilt-talble, freios e ruído, para ganhar mais três selos e ser apto a correr: o enduro, o autocross, o skid-pad e participar da prova de aceleração. Quando esses três selos são colocados no carro, é uma alegria só, tem calouro que chora, só vendo…

Formulá CefastFórmula Cefast 2014 no Skidpad.

Todas os testes e provas acontecem em horário e tempo marcados, se a equipe demora muito para receber o aval na inspeção técnica, por exemplo, ela corre o risco de perder os outros selos  e, mesmo que o carro esteja em perfeitas condições, fica impedida de realizar as provas dinâmicas.

Tilt-table: o veículo é inclinado a 45º  e não pode derramar nenhum fluido; e a 60º mantendo as quatro rodas encostadas na mesa.

Tilt- table testFórmula Cefast 2014 na tilt-table.

Freios: os freios devem parar as quatro rodas ao mesmo tempo, após o veículo ser acelerado sobre uma reta.

Ruído: os ruídos feitos pelo veículo não podem passar de 110dB, quando o motor estiver a 7.500rpm, para motores 450cc, ou quando estiver a 9.000 rpm, para motores 600cc. A medição é feita a 0,5m e 45 graus da saída, sem nenhum obstáculo à frente.

Além das provas estáticas e dinâmicas que envolvem a presença física do carro, existem:

Prova de Design: a equipe tem que explicar toda a engenharia que compõe o protótipo, desde o sistema de suspensão, de transmissão, a calibração do motor, aerodinâmica, chicote, até a escolha dos parafusos. Apresentando cálculos, desenhos e comparando partes anteriores e novas ao veículo.

Prova de Custos: os custos totais do carro devem ser apresentados, considerando valor das peças, da montagem e da mão de obra.

Prova de Apresentação: o protótipo deverá ser vendido aos supostos investidores, quem se preparar com um plano de negócios e vender melhor a ideia do seu modelo, ganha.

Pedro Henrique – Terceiro dia, sábado: Aconteceu a Prova de Apresentação, ficamos em terceiro, “mandamos” mais ou menos bem na Prova de Aceleração, quinto lugar, e fomos o 600cc mais rápido no skid pad, ficamos em terceiro.O Autocross foi top, o primeiro piloto fez 1:19s na primeira volta. Eu bati em três cones, logo no finalzinho da minha primeira volta, mas na segunda fiz 1:14s, o terceiro melhor tempo, perdendo so para a equipe da FEI, por 1,4s e USP São Carlos por 1s, mais ou menos.

A Universidade FEI tem um histórico muito bom nas competições estudantis automotivas, devido ao ótimo nível dos professores dos cursos de engenharia, altamente voltados aos temas automotivos e de mobilidade.

Fórmula SAEFórmula Cefast 2014

Pedro Henrique – Domingo: Entramos no enduro em terceiro lugar na colocação parcial, a FEI foi eliminada porque a ponteira do escape quebrou. Fomos para pista : carro andando muito bem, também me sentia bem, passamos a USP São Carlos e logo depois o carro deles estragou (nesse momento, éramos o segundo lugar geral). Quase duas voltas depois deles quebrarem, uma parte do aeroquip do freio traseiro rompeu, muito provavelmente porque estava muito esticado e ficou muito quente… Aí a gente perdeu o enduro e a chance de ficar em segundo.

Durante a Prova de Enduro nada pode cair na pista. Se um parafuso ficar no chão, eliminado. Vale lembrar que mesmo as melhores equipes passam por situações complicadas, como foi o caso da FEI e UFMG. Muitas vezes, porque o carro deve ser adequado às situações das diversas pistas de prova: a pista da Aceleração é diferente da pista do Skidpad que é diferente da pista do Autocross, e as condições de treino também, além da temperatura ambiente e calibração do motor.

Pedro Henrique – Mas, de tudo isso, o que eu mais curti foi conseguir andar tão bem quanto FEI e etc, nosso carro era, sem dúvidas, um dos melhores carros. Ano que vem nos vamos brigar pelo título, se não vier nenhum italiano por ai hahahahaha!

Pessoal, espero que tenha passado um pouquinho da energia dessa competição que permite um crescimento exponencial através da mistura tão saudável que é feita por teoria, prática e companheirismo. São exemplos disso todas as tardes de domingo em que a oficina está cheia de alunos elaborando estudos de CAD, CAE e de elementos finitos para projetar freios, barras de direção e suspensão, dentre outros, que não quebrem ou sofram por fadiga, como também modelagens aerodinâmicas e uso de compósitos como fibra de vidro e carbono, todas as tarefas com o mesmo sentimento de vencer na competição e na vida!

Um abraço! Obrigada Pedro! Você é 10!

Patrocinem essa ideia!!!!!

 
Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
Renan Henrique há 2 meses Responder
Oi, parabéns ficou muito bom, você poderia nos ajudar, dando algumas dicas!? Sou da equipe do IFG que está começando agora e será a primeira a representar o estado de Goiás na competição.
Avatar Usuário
Adriano há um ano Responder
Ei Leandro, tb sou de Manaus. Qual universidade vc estuda que participa da FSAE?
Avatar Usuário
Adriano há um ano Responder
Oi Riza, como vai? a formula sae se compete a partir de qual periodo?
Avatar Usuário
Ziggy Marley há 2 anos Responder
Parabéns, Riza e Burguês. Excelente texto.
Avatar Usuário
Leandro Fernandes há 2 anos Responder
Olá. Estamos desenhando (estruturando) o projeto na nossa universidade em Manaus-AM e estamos com algumas dificuldades. Quais os pontos que devemos focar para começar por aqui? Se preferir, podemos conversar por email acima
Avatar Usuário
Riza Braga há 2 anos
Posso ajudar sim, lógico, quais as dificuldades!? A universidade é federal?
Avatar Usuário
Kira há 2 anos Responder
Capitã, aposentei em 2012 :) Nesse ano foi tanta merd# que nem colocar impressões em texto eu sei.
Avatar Usuário
Kira há 2 anos Responder
Mimimi Burguês!! Hahaha.. Abs! Kira
Avatar Usuário
Riza Braga há 2 anos
Próximo que vai passar as impressões é vc né capitão?
Avatar Usuário
Pedro Henrique Duarte há 2 anos Responder
Valeu, Riza Ficou top!
Avatar Usuário
Riza Braga há 2 anos
Obrigada vc Pedro pela ajuda!! Ano que vem tem mais!!!
Confira Mais Notícias