Notícias SE MEU CARRO FALASSE 11/09/2015

Meio tanque de álcool é mais econômico?

Imagem Artigo

Meio tanque de álcool é mais econômico?

Riza Braga, de Belo Horizonte.

Pergunta do nosso amigo Kelvin sobre o tipo de combustível para abastecimento do carro.

”Boa tarde. Ouvi dizer que abastecer meio tanque de gasolina (considerando que a nossa gasolina possui um pouco de álcool) e meio tanque de álcool é mais econômico. Pois o sistema de reconhecimento do combustível trabalha entre os 2, e quanto mais próximo da média, menor o consumo e maior o desempenho. Confere a informação? Att. Kelvin.”

Boa tarde Kelvin!
A verdade é que, para a maioria dos carros, você vai ganhar uns 3cv de potência a mais, se abastecer só com álcool ao invés de só com gasolina. E 3cv não é muiiita coisa assim, mas dá pra sentir no pedal… O meu carro mesmo, acho que está melhor calibrado para o álcool, porque sinto que o motor detona menos com esse combustível, além de ficar mais esperto.

Então, a resposta exata eu não sei. Mas, se quiser economizar, segundo todas as pessoas do meio que consultei, melhor abastecer com gasolina: compensa porque o preço do álcool está acima de 70% do preço da gasolina, no cenário atual… Olha a conta nesse link aqui: Compensa colocar álcool ou gasolina?

Sabe por que, tecnicamente, a regrinha dos 70 % entre os preços funciona?

Por que se você fizer um mesmo percurso e medir o combustível gasto, verá que a autonomia do álcool é em media 70% da autonomia da gasolina! 

Nessa conta dos 70%, de certa forma, já está contabilizada a eficiência (não o desempenho!) do veículo, se você acelerar menos, você ganha no consumo. 

Mas, como você citou e um amigo que trabalha com calibração de motores também me disse, a calibração dos motores é intermediária, ou seja, ou mapas de injeção são interpolados e não possuem pontos ótimos para um nem para outro, e como não dá para saber exatamente qual é a faixa de adaptação para cada componente (bico injetor, sonda lambda, bomba de combustível -pressão é importantíssimo, vela de ignição, etc…), os resultados das curvas de potência e torque mudam um pouco para cada motor…

Resumindo, como são muitas variáveis, colocar meio-a-meio é uma boa opção. A gasolina para economizar um pouco e o álcool para melhorar a potência.

Espero ter ajudado… Mas!!! Alguém ai, sabe de mais alguma informação?

Abraços!

Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Não existem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar.
Confira Mais Notícias