Gustavo Dias 10/02/2017 12:50

Blowin' in the Wind

Imagem Artigo
Blowin' in the Wind

 A mudança da matriz energética mundial é uma questão de tempo, principalmente quando nos referimos a transportes. Ela se deve principalmente por dois motivos bastante conhecidos. O primeiro é a urgência do planeta em diminuir as emissões de carbono, já o segundo é quanto a eficiência muito superior dos motores elétricos quando comparados aos concorrentes movidos a combustível fóssil ou de origem vegetal.

 Se as aplicações dessas tecnologias pareciam distante da realidade há 10 anos, hoje as coisas estão bem diferentes. A Holanda anunciou que 100% de seus trens elétricos estão recebendo energia proveniente de turbinas eólicas.

 Para se ter uma ideia da dimensão do projeto, uma turbina funcionando por uma hora fornece energia suficiente para um trem percorrer 190km. Hoje são realizadas 5.500 viagens de trem por dia com um total de 600.000 passageiros diariamente.A expectativa agora é reduzir o consumo de energia por passageiro em 35%, quando comparado aos dados de 2005.

Como disse uma vez Heráclito “Nada é permanente, exceto a mudança”.
Avatar Colunista
Gustavo Dias
Desde que se entende por gente, um aficionado por corridas de carro, moto, caminhão...enfim, tudo que envolve velocidade e de preferência motores. Dedica seu tempo a trabalhar com o que gosta e claro à Engenharia Mecânica. Aqui no portal seu espaço cativo é a Coluna Hangover, onde fala tudo o que pensa sobre o mundo do esporte a motor.
Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Não existem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar.
Confira Mais Notícias