Gustavo Dias 03/02/2017 00:00

Tannus, o pneu de bike a prova de furos

Imagem Artigo
Tannus, o pneu de bike a prova de furos.

Quem tem bicicleta sabe que um dos piores contratempos que pode aparecer enquanto você está andando na sua magrela é um pneu furado. Foi pensando nisso que a empresa sul-coreana Tannus desenvolveu um novo tipo de pneu, que é completamente a prova de furos.

Sim!! Um pneu que não fura, quer dizer ele fura mas não acontece nada, mas o importante é que ele existe e já pode ser comprado no Brasil (aqui). Para conseguir essa proeza, a Tannus criou um pneu maciço através de um polímero e obtiveram um desempenho quase idêntico ao ”pneu convencional”.

A criação do Tannus é um fato que mostra como as coisas são curiosas e cíclicas. Deixe-me explicar. A bicicleta como conhecemos hoje, com quadro e tudo foi inventada lá para 1870, porém elas tinham como meio de contato com o solo, rodas maciças de madeira ou ferro. Nem precisa dizer o quão desconfortável isso era. Voltando um pouco mais no tempo, em 1844 Charles Goodyear inventou a borracha vulcanizada, essa mesma borracha foi utilizada já em 1888 por John Dunlop que instalou um tubo de ar nos aros do triciclo de seu filho e inventou o conceito atual de pneus. Vale ressaltar que a invenção de Dunlop atingiu primeiro os veículos de duas rodas, foi só em 1895 que André Michelin tentou aplica-los aos carros, mas eles só foram utilizados com sucesso nos automóveis em 1911 graças a Philip Strauss. 

Voltando aos dias atuais, em pleno século 21, a Tannus se vale do desenvolvimento da indústria petroquímica e lança um pneu com conceito similar os iniciais, ou seja, maciço. Por sua vez ele é considerado um avanço, principalmente em termos de praticidade, alterando a forma como nos relacionamos com as nossas queridas magrelas.

Abaixo tem um vídeo que mostra como o pneu é de fácil instalação:

Avatar Colunista
Gustavo Dias
Desde que se entende por gente, um aficionado por corridas de carro, moto, caminhão...enfim, tudo que envolve velocidade e de preferência motores. Dedica seu tempo a trabalhar com o que gosta e claro à Engenharia Mecânica. Aqui no portal seu espaço cativo é a Coluna Hangover, onde fala tudo o que pensa sobre o mundo do esporte a motor.
Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Não existem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar.
Confira Mais Notícias