Notícias SE MEU CARRO FALASSE 21/01/2015

Lançados os primeiros F1 de 2015

Imagem Artigo

Lançados os primeiros carros F1 de 2015
Editorial SE MEU CARRO FALASSE
A Force of India anunciou para todo o mundo que seria a primeira a lançar seu carro F1, ou pelo menos a pintura para a temporada de 2015, mas faltou combinar com a Williams.
Fonte: Williams
Em uma espécie de “undercut” (quando o piloto adianta a parada para ultrapassar quem vai à frente) a Williams, que também foi a primeira a apresentar de seu modelo no ano passado, revelou virtualmente nesta terça o FW 37, seu novo modelo.
O bico é a “grande novidade” do carro e será assim para quase todas as equipes, exceto a Mercedes e a Ferrari que já utilizavam um modelo similar ao padrão estabelecido pela FIA.

20151211018440_FW37_1_II
Fonte: Williams
Segundo Pat Symonds, diretor técnico e um dos grandes responsáveis pela nova fase do time, a nova parte dianteira e a mudança na geometria do bico teve um impacto muito maior do que o mensurado pela equipe. Isso acarretou em um trabalho maior do que o planejado.
Além das dificuldades não previstas, a Williams ainda teve que focar até o final do ano passado no desenvolvimento do FW 36, pois eles disputaram até a ultima etapa o terceiro posto do mundial de construtores com a Ferrari. Apesar de um possível atraso significativo ter sido descartado por Pat, pois ele diz que a Williams tem estrutura para trabalhar nos dois projetos, a equipe deve enfrentar certa ressaca no inicio do ano, mas nada muito grave.
Vale notar também os novos patrocínios, que são frutos diretos de uma melhora da equipe no ano passado e piora de outra, a Lotus que “cedeu” dois de seus sponsors ao time de Grove.

20151211538551_temp_FI_II
Fonte: Force of India
Se a Force of India tomou um passão e não foi a primeira a ter seu carro revelado, ela pode ser orgulhar de ter sido a primeira a fazer uma apresentação do modelo real. Diferente da Williams que cedeu uma imagem digital, a equipe indiana fez um belo e simples evento no México para revelar o VJM 08.
A primeira vista não tem como não notar o novo visual dos indianos. Trocaram o branco pelo prata, tiraram de vez o verde (tem apenas um detalhe na asa traseira) e reforçaram o preto. Segundo Vijay Mallaya, as alterações no layout foram principalmente por questões de retorno de mídia. Mostrar a marca em um carro preto é mais fácil que mostrá-la em um carro branco, e desde que o preto foi aplicado na pintura no ano passado, os patrocinadores ficaram bastante contentes.
Outro ponto que pode ser destacado é o otimismo da equipe quanto ao desempenho este ano. Vijay acredita que o maior desafio em termos de projeto foi no ano passado, quando a categoria teve uma grande mudança nas regras e a sua equipe foi muito bem, chegando até a lutar com a Mclaren pelo quinto lugar no mundial de construtores.

20151211538959_jm1521ja35_II
Fonte: Force of India
Além do bom ano de 2014, o entusiasmo da equipe também se deve ao fato da mudança do túnel de vento utilizado pelo departamento de aerodinâmica. Antes a Force of India utilizava seu próprio túnel em Brackley e seus modelos tinham uma escala de 50%. Com a restrição da FIA, que permite agora que as equipes usem apenas um túnel de vento, os indianos optaram por utilizar o túnel de vento da antiga fabrica da Toyota , que fica em colônia na Alemanha. A principal diferença entre os dois, é que na Alemanha pode-se usar modelos com escala de 60%, o que aumenta a precisão dos dados coletados e consequentemente aumenta também a chance de sucesso nas pistas.
Apenas um detalhe, o carro apresentado não é o verdadeiro VJM 08, ele é um hibrido que teve seus principais elementos visuais alterados para parecer ao máximo com o modelo deste ano. O legítimo VJM 08 estreará em Barcelona  nos testes de pré-temporada.

 
Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Não existem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar.
Confira Mais Notícias