Notícias SE MEU CARRO FALASSE 25/06/2014

Do Japão para o mundo: História da Suzuki.

Imagem Artigo

Michio Suzuki, fundador da empresa Suzuki, começou muito bem sua carreira com Toyota, produzindo teares automáticos em 1909. Durante anos, sua empresa foi bem sucedida, mas com o passar do tempo, Suzuki percebeu que teria que diversificar se quisesse permanecer no negócio. Assim, ele começou nos carros em 1937, fazendo seu primeiro protótipo.

1951

Ao contrário de Toyota, que escolheu para copiar um motor de seis cilindros americano, Suzuki criou seu próprio modelo, uma versão de quatro cilindros com 13 cavalos de potência. Mas, com a Segunda Guerra Mundial, a produção de veículos de passageiros tornou-se um luxo, fazendo Suzuki voltar-se a apoiar uma nova indústria de algodão do Japão. Tudo parou quando o mercado caiu, em 1951.

Após ter o apoio do Governo para suas pesquisas, depois de produzir bicicletas com conceito único, Suzuki lançou vários modelos: o Suzulight SS – sedan duas portas, o Suzulight SD - um vagão de duas portas-, a SL - um sedan de três portas e o SP - uma pick-up-. De todos eles, o SP foi o mais bem-sucedido, sendo melhorado e, durante os anos 60, entrou para a produção em massa.

1970

O famoso off-road Jimny surgiu em 1970, passando depois por diversas variações de chassi e motor. Os outros carros dos anos 70 são o Cervo, Alto e o Fronte, também com uma série de variações e melhorias ao longo dos anos.

1980

À medida que os anos 80 passavam, a marca Suzuki começou a expandir-se, graças a um acordo comercial com a GM, em 1981. Além disso, eles começaram uma parceria com a empresa automobilística indiana Maruti, em 1983, para produzir carros lá. Um ano depois, em 1984, a Suzuki Motor GmbH Deutchland abre suas portas em Heppenheim, na Alemanha.

1990 até a atualidade

O Swift e os modelos Vitara foram introduzidos no final dos anos 80 e a Suzuki chegou a uma produção de 10 milhões de unidades. Durante os anos 90, a empresa continuou a expandir-se com fábricas em todo o mundo e vários outros modelos 4x4 foram lançados. Agora, a Suzuki está listada como a 12 ª maior fabricante automotiva do mundo, com 35 instalações de produção em todo o mundo e está presente em 192 países.

Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Não existem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar.
Confira Mais Notícias