Notícias SE MEU CARRO FALASSE 02/10/2014

Kei car: o que são esses pequenos carros do Japão?

Imagem Artigo

Kei car: O que são esses pequenos carros do Japão?
Editorial SE MEU CARRO FALASSE
Já ouviu falar nos Kei cars? O Se Meu Carro Falasse vai explicar por que esses pequenos carros japoneses tornaram-se famosos em todo o mundo.

kei car
O Japão criou recentemente uma classe de carros pequenos, conhecida como Kei, para facilitar o estacionamento e minimizar o congestionamento. A categoria de pequenos veículos inclui automóveis de passageiros, micro vans e picapes. Eles são projetados cumprindo os regulamentos fiscais e de seguros do governo japonês.
O Kei car apresenta placa amarela e seu regulamento restringe apenas o seu tamanho (3,4 m de comprimento, 1,48 m de largura e 2 m de altura), deslocamento do motor (660cc) e potência (47kW), por isso os fabricantes foram capazes de introduzir muitas tecnologias avançadas na classe. Como resultado, os Kei cars estão disponíveis com indução forçada nos motores (que usa um compressor de gás para aumentar a pressão, a temperatura e a densidade do ar no motor), transmissão continuamente variável (CVT), automático, tração nas quatro rodas, ar-condicionado, GPS e muitos outros recursos.
Segurança dos Kei car
Devido aos Kei serem veículos de dimensões compactas e de construção leve, os ocupantes tendem a ser mal protegidos em colisões envolvendo veículos maiores e mais tradicionais. Isso se reflete, por exemplo, nos EUA, onde diretrizes rígidas os proíbem de utilizar certas vias públicas.
O IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), órgão norte-americano de segurança viária mantido pelas seguradoras, realizou testes cujos resultados para ocupantes dos veículos de classe Kei podem ser ferimentos graves em casos de acidente. No entanto, como um meio de transporte básico, esses carros ainda são considerados mais seguros do que os veículos de duas rodas, como motocicletas.
Como surgiu o Kei car?
Esta classe de carros era desenvolvida para promover a motorização popular na era pós-guerra. Embora bem-sucedido no Japão, o gênero é pequeno demais para ser rentável nos mercados de exportação.
Quase todos os Kei cars são oriundos de montadoras japonesas. As marcas que fabricam Kei cars são:
Daihatsu
Honda
Mazda
Mitsubishi
Nissan
Smart (única montadora não japonesa)
Subaru
Suzuki
Polêmica sobre o Kei car
O The New York Times informou recentemente que esses carros distintos poderiam estar sob ameaça. O governo japonês diz que a classe Kei se tornou uma distração para as montadoras japonesas – e as empresas devem se concentrar mais em produtos também viáveis para a exportação.
No resto do mundo, os regulamentos para um Kei car e as condições de mercado para esses veículos não existem – por isso eles não são vendidos no exterior, porque as normas de segurança são diferentes das presentes em todo o mundo. As autoridades japonesas acreditam que eles limitam economias de escala das montadoras japonesas e as empresas estão deixando de investir em pesquisas de desenvolvimento nos outros veículos.
Assim, o governo decidiu intervir – elevando o imposto sobre vendas, imposto sobre a gasolina e imposto sobre o automóvel Kei. Os últimos lançamentos subiram 50%, reduzindo significativamente a diferença tributária entre carros Keie carros normais. As montadoras certamente não estão satisfeitas com os aumentos de impostos.
E aí, gostou dos Kei cars? Teria um? Conta pra gente.

 

Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
Leandro há um mês Responder
Ótimas matérias
Confira Mais Notícias