Notícias SE MEU CARRO FALASSE 11/09/2015

Balanceamento roda de liga leve e de aço!?

Imagem Artigo
Qual a diferença entre balanceamento roda de liga leve e de aço!? Balanceamento com rodas fora do carro ou no veículo?

Sugestão do nosso amigo André Duarte no post sobre balanceamento:

"Olá Riza Braga, belo post, tirou muito minhas dúvidas. Mas eu tenho outra relacionada ao assunto. Existe diferença entre alinhar e balancear rodas de liga leve? O mecânico pode cobrar mais caro por isso? Abraço!!"

Oi André, vou responder sobre o balanceamento primeiro: na verdade o processo é o mesmo, tanto para roda de liga leve, como para roda de aço. Não tem diferença de preço, e se tiver deve ser mínima! O material de adesão à roda é o mesmo, só que as rodas de aço recebem o pesinho do balanceamento no aro e o processo de fixação se dá por pressão. Nas rodas de liga leve, são usados chumbinhos em forma de pastilhas adesivas, porque desta maneira as rodas não são danificadas, continuando lindinhas =)

Roda de Liga ao lado da de Ferro Fundido

Roda de liga leve à esquerda, de aço à direita, fonte imagem: askapneus.com.br

Mas não acabamos por aqui, existem dois tipos de consertos que resultam no balanceamento das rodas: aquele em que as rodas são balanceadas fora do carro e o que as rodas não são retiradas do veículo. Eles podem possuir preços diferentes.

Qual é o melhor balanceamento para as rodas do meu possante?

O primeiro, feito com as rodas fora do carro, utiliza uma tecnologia mais nova, é recomendado para todos os veículos cuja a calota central pode ser retirada do veículo. A roda é colocada na máquina que simula o movimento giratório, faz a leitura e indica o local em que devem ser acrescentadas as gramas de chumbo à roda. 

O segundo, feito com as rodas no carro e balanceador local, é utilizado para carros cuja calota central não pode ser retirada do veículo.

Para os dois casos podemos balancear rodas em Liga Leve ou em Aço.  A origem do DESBALANCEAMENTO: parada brusca, aderência de material externo, entre outras.

Veja:A origem do desbalancemanto

Mas atenção!

Existe ainda um problema sério que não diz respeito ao balanceamento e sim ao desempeno de rodas empenadas! Se a roda for de liga leve, as chances de recuperação são menores do as de aço fundido (que ganham calota). 
O desempeno hidráulico é uma máquina de operação simples, composto por uma base de fixação, expansor e pistão de desempeno.  Seu acionamento é eletro-hidráulico. E é destinado a corrigir principalmente rodas de liga-leve! Oba! LEIA MAIS AQUI!

Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
Riza Braga há 2 anos Responder
Explicado!
Avatar Usuário
Andre Duarte há 2 anos Responder
Ótima explicação....Perfeito!!!
Avatar Usuário
Riza Braga há 2 anos
Valeu André! Amanhã explico o alinhamento! Obrigada por participar!
Confira Mais Notícias