Notícias SE MEU CARRO FALASSE 11/09/2015

Balanceamento dinâmico/estático? Carro trepida acima de 80km/h?

Imagem Artigo

Balanceamento dinâmico ou estático? Carro trepida acima de 80km/h? 

Recebi a seguinte pergunta ontem: meu carro esta trepidando acima de 90 km/h até 130 km/h. Qual deve ser a causa?

Riza Braga, de Belo Horizonte.

Se o seu carro está trepidando acima de 90 km/h até os 130 km/h provavelmente é balanceamento, mas se já foi feito o balanceamento e ele continua com esse problema, como resolvê-lo?

“Olá, curto muito suas publicações e gostaria de pedir uma dica, o meu veículo esta trepidando muito a direção já faz 01 ano, o veículo é novo e já foi alinhado e balanceado por 04 profissionais diferentes, já passou por mecânico que não constatou nada de anormal na suspensão e ninguém consegue descobrir o problema do carro. A direção trepida acima de 90km/h até os 130km/h e acima dessa velocidade ou abaixo de 90km não trepida. Podem me indicar algum profissional? Aguardo retorno, Obrigado!” 

Fico muito feliz que seja leitor do blog e muito obrigada por participar ativamente dele!!

Bem, quanto ao seu veículo, esse me parece um problema de balanceamento, existem dois problemas que o balanceamento deverá corrigir: o desequilíbrio estático e o dinâmico:

Balanceamento para desequilíbrio estático: geralmente é sentido quando o veículo está em velocidades acima de 60km/h causando um desconforto semelhante como se o veículo estive trafegando em um pista irregular, gerando movimentos para cima e para baixo da suspensão. Ele é fruto de oscilações em todos os planos ao redor da roda, sendo a vertical a pior, pois faz com que o carro também execute movimentos oscilatórios na vertical…

Balanceamento para desequilíbrio dinâmico: neste caso o veículo apresenta grande dificuldade de condução. As rodas vibram lateralmente e tanto o conforto quanto a segurança ficam comprometidos. Os componentes da suspensão e direção apresentam desgaste acentuado precocemente, assim como desgaste irregular do pneu.

Geralmente são perceptíveis entre 70/80km/h e deixam de ser percebidas após os 120km/h, embora estes continuem ocorrendo sobre a suspensão. Ah! Ele se manifesta também em velocidade múltiplas, se oscilar a 100 km/h, por exemplo, acontecerá de novo a 200 km/h. Esse desequilíbrio é fruto da oscilação lateral da roda.

 

Tipos de Balanceamento

O seu problema parece muito com desequilíbrio dinâmico, mas como já foi em várias oficinas diferentes, talvez não tenham feito um serviço bem feito, ou a causa seja mesmo outra.

Além do balanceamento, verifique também, com o mecânico de confiança:

1) Pneu ovalado (coloque os pneus da frente atrás e teste).

2) Barra estabilizadora com folga, confira também a situação das buchas.

3) Centralização das rodas (suas rodas são originais?).

4) Barra de direção e terminal folgado, pivô dos braços de direção…

5) Condição das pinças de freio, se tocam o disco em alguma parte.

Dica:  consiga um jogo de rodas e pneus com alguém e teste no seu carro, se o problema persistir, provavelmente ele não é no conjunto roda/pneu.

Espero ter ajudado! Mas tenho certeza que muitos de nossos colegas podem ajudar também!! O que vcs acham que pode ser?

Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
Josielioferreiradasilva há um mês Responder
Josieliofs@hotmail.com Amigo seu problema e simples ja passei por isso hoje meu carro nao tem mais esse problema veja: na saida do câmbio para as rodas tem um tipo de cardan que gira as mucineticas retire o lado comprido e mande balancear ou troque ele .. nao e muito caro. Ele treme a parte do motor e cai acrescentando para o carro inteiro. O meu tremia na faixa de 125km ate 140km hoje nao tenho mais esse problema Abraço. ..
Avatar Usuário
leo abramoski há 2 meses Responder
Ola noite troquei a suspenção do meu carro e coloquei uma fixa para rebaixar só que tem um porém o cara ele nao para de tremer o que pode ser? ja foi trocado os dois terminais de direção o bolachao do cambio feito balanceamento alinhamento e ainda continua o que pode ser?
Avatar Usuário
andre há 6 meses Responder
também tenho o mesmo problema , mas só acontece quando eu preciso frear amais de 90 por hr ja troquei os discos , as pastilhas já troquei as buchas da barra estabilizadora já fiz vários balanceamentos e mesmo assim o problema persiste , o carro é um gol g3 2000 1,0 se alguem puder me ajudar eu agradeço.
Avatar Usuário
Yves há 6 meses
Amigo pede pra conferir o cubo de roda! Provavelmente seu problema está nele.
Avatar Usuário
Anderson Areias há 7 meses Responder
Eu estou com o mesmo problema! Já troquei os braços e pivores de direção, Rodas, Pneus, Discos e Pastilhas e mesmo assim continua vibrando acima de 100km por hora (Balança o volante para direita e esquerda). Me indicaram balanceamento local! irei efetuar o balanceamento local para ver se resolve, mas vou pedir para verificar a bucha da barra estabilizadora, apesar que troquei a mais ou menos um ano. Abraços
Avatar Usuário
Erick há 5 meses
Anderson, conseguisse resolver o problema, meu caso é bastante semelhante ao seu!
Avatar Usuário
Erick há 5 meses
Anderson, conseguisse resolver o problema, meu caso é bastante semelhante ao seu!
Avatar Usuário
Erick há 5 meses
Anderson, conseguisse resolver o problema, meu caso é bastante semelhante ao seu!
Avatar Usuário
há 7 meses Responder
Olá! tenho um Focus 2.0 aut. 08/09. O carro começou a apresentar uma trepídação quando em aceleração na faixa até 60/70 km/h, além de demorar nas retomadas de velocidade. Fui orientado pelo mecânico e troquei o kit tulipa + trizeta das rodas dianteiras, bem como o balanceamento e o alinhamento com 4 pneus novos, mas o problema persiste. Aguardo ajuda gentilmente.
Avatar Usuário
Daniel há 7 meses Responder
Riza, tenho um Chery S-18. Em dezembro rasgou um pneu e nós o trocamos pelo estepe que era novinho. Depois fiz balanceamento e alinhamento, com os três pneus velhos e um novo. Começou a dar problema no sensor de freio ABS. Já levei na concessionária, disseram que trocaram, mas em menos de 15 dias começou a acender a luz de ABS de novo. Isso pode estar relacionado com os estado dos pneus e com balanceamento e alinhamento? Agradeço a atenção.
Avatar Usuário
joao sousa há 7 meses Responder
Tive o problema do carro fugir da estrada e trepidações no volante do meu corolla. Após a leitura neste blog, levei o carro a uma oficina, na cidade de Chimoio-Moçambique, fizeram alinhamento e balanceamento. Estou muito satisfeito. Agradeço à dona deste blog. Bom trabalho.
Avatar Usuário
Jonatas há 7 meses Responder
Riza, tenho um Chery S-18. Em dezembro rasgou um pneu e nós o trocamos pelo estepe que era novinho (os outros já rodaram uns 20.000 km). Depois fiz balanceamento e alinhamento, com os três pneus velhos e um novo. Começou a dar problema no sensor de freio ABS. Já levei na concessionária, disseram que trocaram, mas em menos de 15 dias começou a acender a luz de ABS de novo. Isso pode estar relacionado com os estado dos pneus e com balanceamento e alinhamento? Agradeço a atenção.
Avatar Usuário
Gilson Menezes há 7 meses Responder
Minha frontier vibrava quando acelerava, troquei a cruzeta do cardan que estava quebrada e acabou o problema.
Avatar Usuário
andre luiz reis há 7 meses Responder
aconteceu a mesma coisa na roda .dianteira, troquei o pneu e parou, nao demorou muito voltou tudo de novo
Avatar Usuário
gomes há 7 meses Responder
Boa tarde.. Eu tenho um Classic 2012, veio original com rodas aro 13, certo dia devido a falta de estabilidade resolvi trocar para aro 14. Comprei um jogo de rodas 14 já com pneus meia vida, os pneus estão zero, bem bons. Fiz alinhamento e balanceamento várias vezes e acertei o ponto da direção porém o carro começou a trepidar quando está acima de 80 km/h. E não é uma trepidaçãozinha de leve, é bem acentuada, e isso me irrita muito, o volante chega mexer de tanto que treme, o que devo fazer??
Avatar Usuário
Fernando há 7 meses Responder
ola tudo bem, bem tenho um honda fit 2007 automatico,coloquei 4 pneus pirelli p2000 em agosto deste ano e fiz uma viagem de 1000 km tudo perfeito nenhuma vibraçao, dai um dia viltando do trabalho num dia de chuva bati a roda dianteira e traseira em um buraco enorme que nao dava pra ver por causa da chuva,ate ai entao nao tinha percebido nada de anormal,so quando fui pegar estrada que percebi que o carro quando chega aos 70 km começa a trepidar e vai ate atingir 110 depois para,troquei bandejas,braços axiais,pivo de direção e os 4 amortecedores,alinhei e balanciei mais continua com a mesma vibraçao ja me diceram que pode ser trizeta e tulipa procede isso?????
Avatar Usuário
KN AUTOMOTIVOS há 7 meses Responder
Bom dia tenho um celta 2012 a três dias troquei todos os pneus e fiz o alinhamento depois disso quando o carro atinge 100km começa a trepidar será que resolvo com o balanceamento?
Avatar Usuário
Célia há 7 meses Responder
Tenho um monza 88 fiz aliamento e balanceamento. Mas quando passa de 80 km o carro treme todo menos o volante. O que pode ser????
Avatar Usuário
Alexandre vicente há 7 meses Responder
Meu carro começou a vibrar muito depois de trocar o kit de embreagem, somente quando ultrapassa os 60km/h o que pode ser?
Avatar Usuário
Paulo Silva há 7 meses Responder
Boa tarde! Tenho um Ford Focus 2009 Ghia automático. Há 5 dias, começou a apresentar uma vibração e trepidação muito intensa ao atingir 80 km/h, mantendo até cerca de 115 km/h. Quando solto o acelerador, a vibração pára imediatamente, mas ao voltar a acelerar, a vibração retorna. Ela é bem forte e parece que o carro vai desmontar. Troquei toda a suspensão há 3 meses, inclusive caixa de direção, e há 2 dias, troquei os coxins do motor e do câmbio, que estavam quebrados. Porém, o problema da vibração persiste, com uma melhora discreta após as trocas. Antes da última manutenção, também fiz alinhamento e balanceamento. O que investigar agora?? Agradeço desde já! Ótima matéria, diga-se de passagem. Abs
Avatar Usuário
Wanderley há 3 meses
O meu ford fiesta class 2009;2009 apresentava o mesmissimo problema e foi resolvido trocando a trezeta... Abraços
Avatar Usuário
Ricardo há 7 meses Responder
O que causa vibração no gol g5 com o carro parado? Editar Tenho um gol g5. 1.6 e ele trepida bastante, quando, por exemplo eu paro num sinal de trânsito. Ele está com 103.000 km rodados. Já fiz os seguintes serviços recentemente: - Troca de correia dentada e tensor - Troca de correia do alternador - Troca dos filtros de óleo, ar e combustível - Limpeza de bico - Alinhamento e Balanceamento - Verifiquei todos o rolamentos - Troca de velas e cabos - Troca do eletroventilador. Além da vibração, quando ligo o ar, fica com ruído grande. O que pode ser?
Avatar Usuário
Wilson há 7 meses Responder
Olá, Tenho uma Blazer 6 cilindros GNV/GAS Automática , e ela quando chego a + ou - 80 km h ela começa a trepidar e só para qdo chega aos 105 acima,já me disseram que seria balanceamento,já fiz e nada, me disseram que seria o cardã, também não é o cardã ta zero, estou com dúvida se pode ser algo relacionado ao câmbio ou ao GNV, será que alguém pode me dar uma outra luz???
Avatar Usuário
Eric há 7 meses Responder
Lembrando que as rodas do carro são originais Aro 13. Até desempenho já foi feito e nada adiantou!!! Só pra acrescentar ao comentário enviado acima.
Avatar Usuário
Stan Camargo há 5 meses
O que você entende por fazer "desempenho"? Desempenho é o ato de fazer algo avaliando o resultado que pode ser satisfatório ou não.
Avatar Usuário
Eric há 7 meses Responder
Bom dia! Eu tenho um Corsa Classic ano 2005, toda vez quando piso no pedal do freio em velocidade 80, 90 km o pedal do freio vibra muito como se todas as rodas estivessem de balanceadas. Torquei disco freio, pastilhas, rolamentos dianteiros, lonas e tambor freio traseiros e rolamentos também e de nada resolveu. E nenhum Mecânico sabe explicar esse problema. Alguém pode me ajudar?
Avatar Usuário
Marcelo há 7 meses Responder
meu carro é uma Marea, troquei as bandeijas, bieletas, alinhei e balanciei ,na estrada depois de alguns kms rodados do nada a roda dianteira direita começão oscilar lateralmente chegando a oscilar o volante em proporção identica causando trepidação muito intensa no carro a ponto de ter que parar o carro no acosstamento e verificar se a roda não estava solta....da mesma maneira essa oscilação some e depois volta novamente, ja procurei alguns profissionais mas ate agora não consegui um diagnostico....tem ideia do que possa ser?
Avatar Usuário
Douglas há 7 meses Responder
Ola, eu troquei de roda coloquei uma roda 14 no meu celta ,daí desde desse dia quanto atingo a velocidade de 90,100,120 o volante fica oscilando,já fiz balanceamento , e não resolveu , será q e por causa da roda não ser original do carro, a alguma alternativa para resolver esse problema sem trocar as rodas
Avatar Usuário
Marcelo há 7 meses Responder
Tenho um Uno Way Economy 2011 mandei alinhar e balancear os quatro pneus pq o meu carro estava com uma leve puxada para o lado direito quando eu arrancava... Depois do serviço feito meu carro continua puxando pra direita mesmo que menos do que antes e quando chega a velocidade acima de 80km/h a direção fica tremendo... oq pode ser?
Avatar Usuário
João Oliveira há 7 meses Responder
relembre se vc nao deu uma pancada em guia ou coisa assim pois pode estar com o cubo de rodas torto amigo
Avatar Usuário
Sabrina há 7 meses Responder
Estou com um problema parecido, tenho um gol G3, troquei todo o embuchamento dianteiro, fui fazer uma viagem e começou esse problema, vibra a roda dianteira direita dele, troquei as duas rodas dianteiras e os dois pneus, não resolveu, coloquei o socorro no lugar daquela roda, tenho certeza que o socorro é bom pq já rodei com ele, mas o problema persistiu. Será que é balanceamento ou pode ser o serviço mal feito? vibra de 60km/h para cima, e não sei até que velocidade.
Avatar Usuário
Domingos A.T. Gimo há 7 meses Responder
Riza, Primeiramente parabéns pelo blog, achei show de bola!Bem, quanto a Tripidação, estou com esse problema no meu carro também, acima de 80KM começa a tripidar e quanto mais acelero aumenta intensidade. O que notei é que no mmeu caso a tripidação é mais forte quando acelero. Isso me fez pensar que a energia que o motor gera é maior, obviamente, quando acelera, e por isso nao poderia ser algum suporte do motor? Li sobre Algumas vezes a vibração vem do compartimento do motor, isso pode acontecer porque o propulsor não está recebendo ar ou gasolina suficiente ou há algo de errado com as velas. Entre os sintomas que indicam que o mal está motor: o carro vibra durante a aceleração; em um certo nível de velocidade o carro trepida bastante. O que acha sobre essa hipótese?Obrigado desde ja!
Avatar Usuário
Gabriel há 7 meses Responder
é uma tremidinha leve na direção? ou vc sente tremer todo o carro?
Avatar Usuário
Salete há 7 meses Responder
Ola tenho um prisma 2014 fisso balanceamento alinhamento e coloquei pneu novos mais ele treme o volante acima de 90 treme somente eu soltar o volante e normal essa tremidinha ao soltar o volante
Avatar Usuário
Gabriel há 7 meses Responder
Valeu demais Leno!!!
Avatar Usuário
Salete há 7 meses Responder
Parabéns ao blog, sem igual, o modo como específica e detalha cada situação faz com haja um entendimento perfeito do leitor
Avatar Usuário
milton há 7 meses Responder
Tenho um siena EL 2010 ja fiz balanceamento diversas vezes, troquei pneus e rodas e nada resolveu. quando chega em 80 km/hora comeca a trepidar. Ja levei em mecanicos e nao acharam defeitos nao sei mais o que fazer.
Avatar Usuário
Gabriel há 7 meses Responder
Oi Sérgio!! Nossa fico muiiito feliz! Obrigada! Precisando de qualquer coisa, só chamar a gente aqui!!
Avatar Usuário
domingos lima há 7 meses Responder
Gostaria, somente, parabenizar a Sra. Riza Braga pelas matérias atinentes à mecânica de veículos. Nunca havia encontrado um site com tamanho detalhamento e profundidade nas explicações. Parabéns.
Avatar Usuário
Gabriel há 7 meses Responder
Tem que balancear todas as rodas, no mesmo dia que fizer o rodízio.
Avatar Usuário
Gabriel há 7 meses Responder
Maurício, é um ciclo, o desgaste irregular gera desbalanceamento, e o desbalanceamento, por sua vez, gera mais desgaste irregular... O ideal é sempre olhar a condição dos pneus e balancear as rodas/pneus.
Avatar Usuário
Markinhos há 7 meses Responder
Estou com problema semelhante. Direção vibra acima de 100km/h. Meu carro é um Grand Vitara 4x4 integral. O problema começou após o rodízio dos pneus com 10000km. Fiz o rodízio conforme manual, ou seja, os traseiros foram pra dianteira no mesmo lado e os dianteiros para a traseira cruzados. Levei no fornecedor dos pneus que disse que vibração nessa velocidade decorre de balanceamento traseiro, pra m8nha surpresa. Balanceei os traseiros mas o problema permanece.
Avatar Usuário
Marcelo rocha há 7 meses Responder
Estou tendo este problema. Será que não é pelo fato do pneu ter desgaste irregular por ter rodado muito tempo desbalanceado?
Avatar Usuário
Leonardo mascarenhas há 7 meses Responder
Olá ! Estou com o mesmo problema.Fiat punto 2011. O carro estava perfeito muio bem balanceado, mas acabei caindo em um grande buraco com a roda dianteira direita, o pneu murchou na hora, a roda é original de ferro amaçou bastante, consertei a roda, mesmo assim passei ela para estepe e coloquei a nova para rodar , mas entre 70 a 90 km/h eu percebo uma "tremidinha" no volante, é pouca coisa, mas antes disso não acontecia, e outro detalhe, meus pneus estão com menos de meia vida, não deu bolha, mas continuo usando esses pneus, será que ocorreu algum dano ao pneu que não dá para perceber visualmente, já balancei por duas vezes, mas continuou, já mandei verificar o rolamento e dizem que esta normal, o que será que pode ser heim ?? Valeu..
Confira Mais Notícias