Notícias SE MEU CARRO FALASSE 30/01/2017

Manutenção de Veículos - 5 dicas para manutenção dos pneus

Imagem Artigo
O cuidado com a manutenção de veículo é importante, os pneus, por exemplo, podem gerar muitos gastos para o proprietário se não tiver a manutenção adequada. Para diminuir esses gastos, é necessário sempre buscar maneiras para prolongar a vida útil  e o controle de pneus,  evitando esses custos  desnecessários com os veículos.

Manutenção de Veículos - Pneu

Manutenção de Veículos - Pneu

 Manutenção de Veículos - Pneu

5  dicas para a conservação e manutenção de veículos desse item;

1. Cuide da calibragem
 A pressão que há dentro dos pneus é um importante fator para sua durabilidade. Portanto, é essencial que o motorista verifique a calibragem dessas peças ao longo da viagem e a utilizar a pressão de ar que os fabricantes recomendam nos manuais do carro ou nos apontamentos sobre o pneu. A verificação de segurança precisa ser realizada uma vez por semana, pelo menos, e com o carro desligado (pneus frios).
Além disso, nunca se esqueça de calibrar também o pneu reserva (estepe). E não exceda a pressão recomendada, porque a sobrecarga também poderá trazer problemas aos pneus, como aumento da deflexão normal das peças e um aquecimento demasiado, o que pode romper a borracha.

2. Evite o excesso de carga
É importante que o veículo esteja circulando com a quantidade de peso dentro dos limites que o fabricante sugere. O excesso de peso é prejudicial não só para o jogo de pneus, mas também para outros componentes do automóvel.

3. Compre pneus de qualidade
Pode parecer interessante a ideia de gastar menos ao adquirir pneus remanufaturados ou de segunda linha. Mas é preciso considerar que um veículo parado por estar com pneus danificados pode atrasar suas entregas e fazê-lo gastar muito mais dinheiro. Sendo assim, adquira pneus que tenham o selo do INMETRO e uma proveniência garantida.

4. Inspecione os pneus antes de cada viagem
Por mais que todos os cuidados sejam tomados, ninguém está livre de passar sobre pequenas pedras ou outros objetos cortantes ou perfurantes, como pregos, parafusos, cacos de vidro, por exemplo. Por isso, antes de partir em viagem, deve-se revistar todos os pneus para identificar objetos estranhos enterrados na banda de rolagem ou nos perfis da peça.

5. Efetue o rodízio dos pneus
É possível obter mais rendimento do seu jogo de pneus se você tiver um projeto de troca entre os pneus instalados. O rodízio pode ser feito a cada 5 mil quilômetros. Essa medida será eficiente para compensar a disparidade dos desgastes entre os pneus do carro e também para diminuir o consumo de combustível.
Seguindo essas dicas de manutenção de veículos você aumentará a vida útil do pneu e correrá menos riscos de se envolver em acidentes. A maioria dos usuários esquece que o pneu não é só um componente importante para a performance do transporte, mas essencial à segurança. Fabricado para atender os hábitos de consumo, as condições climáticas e as características do sistema viário existente em cada país, o pneu é parte fundamental do cotidiano das pessoas.

Esse item básico da composição de um veículo é utilizado desde o lazer de uma família até práticas de serviços à sociedade como o transporte de pessoas e de carga. Para garantir a confiabilidade dos pneus dos carros de passeio, ônibus e caminhões, a indústria de pneumáticos realiza investimentos constantes em novas tecnologias, com o desenvolvimento de novos produtos que possam atender às exigências do consumidor e facilitar a manutenção de veículos.

Classificação de Pneus para manutenção de veículos:

Manutenção de Veículos - Pneus
Classificação de Pneus para manutenção de veículos

Se quiser saber mais sobre manutenção, acesse: Cambios Automatizados
Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
Leitor Novo há um mês Responder
teste Emiliana 060317
Avatar Usuário
Francisco há 2 meses Responder
Gostaria de saber quanto tempo pra calibrar o pneus do carro
Avatar Usuário
Gustavo Woltmann há 2 meses Responder
Boas dicas, sempre ajudam a gente a entender mais sobre manutenção e a evitar o desgaste, por consequência acidentes.
Confira Mais Notícias