Notícias SE MEU CARRO FALASSE 11/09/2015

Troca de pastilhas de freio!

Imagem Artigo

Pastilhas de freio e desgaste de frenagem! Saiba quando trocar as pastilhas de freio!

Riza Braga, de Belo Horizonte

Oi galera, hoje nós vamos falar sobre freios! Quando devemos trocar as pastilhas de freio

Inicio o texto respondendo duas perguntas que recebi, uma da Alessandra de BH e outra do Diego de Porto Alegre: Por que o freio da frente “gasta” mais do que o de trás? Isso é verdade? E o porquê da revisão dos 40 mil km do meu carro contemplar a troca das pastilhas de freio só dos freios da frente e não das quatro rodas?

Se você também já pensou sobre isso, a questão é bem simples:

Primeiro: é verdade, os freios dianteiros gastam mais do que os traseiros, mesmo! Porque aguentam esforços maiores durante a frenagem, já que na parte da frente dos veículos se encontram os componentes mais pesados do carro como o motor. 

Segundo: além das rodas da frente terem que aguentar cerca de 60% do peso do carro durante a frenagem, quando você pisa no freio, parte do peso traseiro é transferido para frente, aumentando essa porcentagem ainda mais! Aqui, estamos falando da famosa transferência dinâmica de carga entre os eixos!

Calma, é muito simples entender, o funcionamento é semelhante ao do nosso corpo (que vai pra frente quando o carro é freado)! Quando se desacelera, parte do peso que estava no eixo traseiro vai para o eixo dianteiro. E quanto mais fundo você pisar, maior a desaceleração e maior será essa transferência.

Entendeu agora, porque é necessária maior força de frenagem dos freios dianteiros do que nos traseiros? O que explica também os discos de freio da frente serem maiores que os de trás: eles devem exercer maior torque na roda e para tal o braço de alavanca tem que ser maior. 

Como as pastilhas de freio da frente gastam mais e para que todas as pastilhas sejam trocadas na mesma época, as montadoras passaram a utilizar (nos carros que possuem freio a disco nas quatro rodas) pastilhas de freio menores nas rodas de trás. Por isso pode ser que o mecânico recomende trocar todas as pastilhas na manutenção do seu veículo.

Terceiro: (mas!!!), se o seu mecânico indicar a troca das pastilhas de freio das quatro rodas, cuidado! Certifique-se que o seu carro possui freio a disco nas quatro rodas! Geralmente, as rodas traseiras possuem freios a tambor, e freio a tambor não utiliza pinça, nem pastilha, e sim lonas. Se o seu carro possuir freio a tambor nas rodas traseiras será impossível trocar as pastilhas, já que elas, ali, não existem!

Pastilha de freio

 

Quarto e último: quando devemos trocar as pastilhas de freio? Bem, se você pisar no freio e sentir que ele está demorando para responder, sentir o pedal frouxo, ou ter que pisar demais para obter resposta, vá direto ao mecânico! Se as pastilhas não forem trocadas na época certa elas podem danificar o disco de freio que é bem mais caro! Não é o exatamente certo, mas elas devem ser substituídas a cada 10 mil quilômetros.

Até a próxima!

Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
Joao Bosco há um mês Responder
Tenho um honda civic, 2014 por incrível que pareça preciso trocar as pastilhas de traz e as da frente estão acima de meia vida.
Avatar Usuário
Rubiana há 2 anos Responder
Meu carro esta fazendo barulho ao freiar, qual deve ser a causa?
Confira Mais Notícias