Pelo Mundo Maria Braga 08/10/2015 00:00

Hodômetro fraudado? Saiba como descobrir

Imagem Artigo

A primeira vez que ouvi falar de quilometragem alterada em carros foi naquele filme Matilda onde o pai da menina era um vendedor de carro super desonesto que alterava os números com um secador. Isso ficou marcado em mim durante muito tempo e cheguei a acreditar que não era possível fraudar o hodômetro nos dias de hoje. Mas há pouco tempo descobri que as alterações continuam acontecendo e pesquisei como identifica-las. 

A primeira coisa a se observar são os pneus, observe se a data de fabricação e se são todos iguais. Tirando os carros esportivos, um jogo de pneus dura pelo menos 30 mil quilômetros. Se o carro apontar uma quilometragem menor de 30 mil e estiver com pneus novos, desconfie.

Podemos também descobrir através do manual. Ele informa data e local da compra do carro e registra as revisões feitas na concessionária. Em toda revisão a quilometragem é anotada.

Outras coisas que desgastam com o tempo são pedais, volante e alavanca de câmbio. Um desgaste atenuado só costuma acontecer depois dos 80 mil quilômetros. Já os amortecedores e embreagens são trocados entre 40 mil e 60 mil quilômetros.

Esses pontos podem te ajudar a desconfiar se algo realmente foi adulterado, mas para ter certeza existem duas opções:

Consultar o histórico do veículo se ele tiver passado por uma vistoria de seguro ou retirar o painel e ver se os lacres foram violados. Nos modelos mais modernos a quilometragem original fica registrada e pode ser acessada através de aparelhos de oficinas especializadas.

Ao ter certeza da fraude o próximo passo é acionar a justiça. A alteração na quilometragem é enquadrada no artigo 66 da Lei n° 8078/1990, que rege os direitos do consumidor. A denuncia é muito importante para quem foi enganado e também para alertar sobre lojas desonestas.

Avatar Colunista
Maria Braga
Estudante de Publicidade, colunista da PELO MUNDO. Aqui você encontra dicas para viagens de carro, as estradas mais legais para planejar sua próxima road trip e outras curiosidades desse mundão.
Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
Leitor Novo há 7 meses Responder
Que painel legal!
Confira Mais Notícias