Riza Braga 19/03/2015 00:00

Bateria fraca faz o carro gastar mais combustível?

Imagem Artigo

Bateria fraca faz o carro gastar mais?

Riza Braga, de Belo Horizonte

Hoje eu acordei com o Pedrinho Baterias!! Que lindo! HAHAHA! Para quem não é de BH, eu explico, essa é uma dessas empresas que trocam bateria em domicilio, fazem recarga, etc... Eles abrem às 8 horas da manhã, então eu dormi mais. 

Sabia que ficaria a pé, porque só ontem tive que fazer duas “chupetas” e as partidas estavam muito demoradas, apesar do carro funcionar bem no resto do dia. Aproveitando o assunto pensei que o tema da Sem Googlar poderia ser: bateria fraca faz o carro gastar mais combustível? 

Chupeta de bateria

Ah! Para quem me perguntou, as baterias boas duram de 3 a 4 anos… A Bateria Moura que é a de fabrica do meu carrango tem garantia de um ano e meio, mas fiquem despreocupados que já vamos fazer uma Coluna Quanto Custa com os preços das baterias, duração e etc…

No fim das contas, comprei uma nova, paguei R$ 270,00 na de 40Ah e agora está tudo certo. Meu carro está MUIIITO mais esperto! É mesmo um problema não trocar a bateria na hora certa e ficar fazendo recarga a torto e a direito!

E aí? Bateria fraca faz o carro gastar mais combustível?

Bem, primeiro, se a bateria está velha, não insista, ela não vai voltar a ficar jovem! De nada adianta ficar fazendo recarga, porque ela não vai segurar a carga por muito tempo, e logo logo vc voltará a ficar desamparado. Além disso, bateria velha acaba sobrecarregando o alternador do veículo. O alternador é a peça ligada ao motor por uma correia - ver desenho - que faz girar o seu eixo e produzir corrente elétrica alternada para recarregar a bateria do carro.

alternador-automotivo 2

Alternador-funcionamento
Fonte da imagem: engenhariasistematica.blogspot.com.br

Como alternador funciona? Pelo princípio da indução eletromagnética. Um eixo rotativo fica acoplado a uma correia que é ligada ao motor, como já dito, o motor ligado faz a correia funcionar e acionar o eixo rotativo (R). Esse eixo é coberto por enrolamentos de fios de cobre e ao seu redor existem plaquetas de imã. A medida que o rotor (inductor no desenho) gira, ele gera corrente elétrica através de campos magnéticos que movimentam os elétrons do estator (inducido no desenho). A corrente é alternada (por isso ele chama alternador!), a cada giro de 360 graus o ciclo de tensão se repete formando uma senoidal.

Então, respondendo a pergunta, bateria fraca faz o carro gastar mais combustível?  Quando a bateria está fraca, a recarga feita pelo alternador é mais solicitada e os átomos eletrizados da corrente elétrica que circulam por ele ficam extremamente “agitados”, fazendo com que o magnetismo das plaquetas de ímãs se torne muito mais intenso. Essa intensidade a mais gera uma resistência ao rolamento a mais para o eixo do alternador, como conseqüência ele fica muito mais “pesado” para girar. Essa potência extra pra girar o alternador precisa sair de algum lugar, que é o motor do carro. Por isso que ele passa a consumir mais.

Resumindo, SIM, BATERIA FRACA GASTA MAIS COMBUSTÍVEL!

O carro vai "beber" mais pra compensar a maior quantidade de energia que o alternador tá puxando....

Depois dessa resposta, você já deve ter entendido o porquê de sons muito potentes exigirem alternadores também mais potentes (essa era a dúvida do Vitor, pronto, sanada!). Se quiser utilizar sistemas de sons que puxam mais carga, o ideal é, por exemplo, utilizar um alternador retirado de um carro do mesmo modelo com ar-condicionado.

Alguma dúvida técnica?? Pergunta pra gente! Bjss e até a próxima!

Avatar Colunista
Riza Braga
Engenheira Mecânica formada pelo CEFET MG, participei durante 4 anos da Equipe de Competição Fórmula Cefast SAE, acredito que o melhor carro do mundo é o Fusca, sou fã do Senna e do Alonso! Criadora do SE MEU CARRO FALASSE e gostaria de viver reportando o mundo das quatro rodas!
Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
shuray há 2 meses Responder
"Átomos eletrizados da corrente elétrica"?????
Avatar Usuário
shuray há 2 meses Responder
"Átomos eletrizados da corrente elétrica"?????
Avatar Usuário
shuray há 2 meses Responder
"Átomos eletrizados da corrente elétrica"?????
Avatar Usuário
Reinaldo há 3 meses Responder
Boa noite com o decorrer do tempo a bateria vai enfraquecer tds nós sabemos. mas o que eu gostaria de saber é se com a bateria fraca o veiculo pode apresentar falhas ou perca de pressão no motor do veiculo?
Avatar Usuário
Riza Braga há 11 meses Responder
Oi Júlio, boa tarde! Então, não é um consumo muito elevado que sobrecarregue a bateria do carro, mas, fisicamente, toda energia que é consumida pelo sistema elétrico vem da bateria que, por sua vez, é carregada pelo alternador do carro, que é ligado ao motor, que para gerar essa energia ao alternador consome gasolina. Entedeu o processo? Sempre ao dispor =)
Avatar Usuário
Júlio César há 11 meses Responder
Gostei da postagem. E os faróis? Também colaboram para aumento no consumo de combustível?
Avatar Usuário
Paulo Freitas há um ano Responder
Ótima matéria
Avatar Usuário
Paulo Freitas há um ano Responder
Ótima matéria
Avatar Usuário
Leitor Novo há um ano Responder
Muito interessante!
Avatar Usuário
Diego há 2 anos Responder
Muito boa matéria. Eu procurei no Google exatamente como vc procurou. :D
Avatar Usuário
José Aparecido da Silva há 2 anos Responder
muito boa essa sua resposta, vou já trocar a minha!
Avatar Usuário
José Aparecido da Silva há 2 anos Responder
Muito essa sua resposta, vou já trocar a minha!
Confira Mais Notícias