Sem Googlar Riza Braga 19/03/2015 00:00

Bateria fraca faz o carro gastar mais combustível?

Imagem Artigo

Bateria fraca faz o carro gastar mais?

Riza Braga, de Belo Horizonte

Hoje eu acordei com o Pedrinho Baterias!! Que lindo! HAHAHA! Para quem não é de BH, eu explico, essa é uma dessas empresas que trocam bateria em domicilio, fazem recarga, etc... Eles abrem às 8 horas da manhã, então eu dormi mais. 

Sabia que ficaria a pé, porque só ontem tive que fazer duas “chupetas” e as partidas estavam muito demoradas, apesar do carro funcionar bem no resto do dia. Aproveitando o assunto pensei que o tema da Sem Googlar poderia ser: bateria fraca faz o carro gastar mais combustível? 

Chupeta de bateria

Ah! Para quem me perguntou, as baterias boas duram de 3 a 4 anos… A Bateria Moura que é a de fabrica do meu carrango tem garantia de um ano e meio, mas fiquem despreocupados que já vamos fazer uma Coluna Quanto Custa com os preços das baterias, duração e etc…

No fim das contas, comprei uma nova, paguei R$ 270,00 na de 40Ah e agora está tudo certo. Meu carro está MUIIITO mais esperto! É mesmo um problema não trocar a bateria na hora certa e ficar fazendo recarga a torto e a direito!

E aí? Bateria fraca faz o carro gastar mais combustível?

Bem, primeiro, se a bateria está velha, não insista, ela não vai voltar a ficar jovem! De nada adianta ficar fazendo recarga, porque ela não vai segurar a carga por muito tempo, e logo logo vc voltará a ficar desamparado. Além disso, bateria velha acaba sobrecarregando o alternador do veículo. O alternador é a peça ligada ao motor por uma correia - ver desenho - que faz girar o seu eixo e produzir corrente elétrica alternada para recarregar a bateria do carro.

alternador-automotivo 2

Alternador-funcionamento
Fonte da imagem: engenhariasistematica.blogspot.com.br

Como alternador funciona? Pelo princípio da indução eletromagnética. Um eixo rotativo fica acoplado a uma correia que é ligada ao motor, como já dito, o motor ligado faz a correia funcionar e acionar o eixo rotativo (R). Esse eixo é coberto por enrolamentos de fios de cobre e ao seu redor existem plaquetas de imã. A medida que o rotor (inductor no desenho) gira, ele gera corrente elétrica através de campos magnéticos que movimentam os elétrons do estator (inducido no desenho). A corrente é alternada (por isso ele chama alternador!), a cada giro de 360 graus o ciclo de tensão se repete formando uma senoidal.

Então, respondendo a pergunta, bateria fraca faz o carro gastar mais combustível?  Quando a bateria está fraca, a recarga feita pelo alternador é mais solicitada e os átomos eletrizados da corrente elétrica que circulam por ele ficam extremamente “agitados”, fazendo com que o magnetismo das plaquetas de ímãs se torne muito mais intenso. Essa intensidade a mais gera uma resistência ao rolamento a mais para o eixo do alternador, como conseqüência ele fica muito mais “pesado” para girar. Essa potência extra pra girar o alternador precisa sair de algum lugar, que é o motor do carro. Por isso que ele passa a consumir mais.

Resumindo, SIM, BATERIA FRACA GASTA MAIS COMBUSTÍVEL!

O carro vai "beber" mais pra compensar a maior quantidade de energia que o alternador tá puxando....

Depois dessa resposta, você já deve ter entendido o porquê de sons muito potentes exigirem alternadores também mais potentes (essa era a dúvida do Vitor, pronto, sanada!). Se quiser utilizar sistemas de sons que puxam mais carga, o ideal é, por exemplo, utilizar um alternador retirado de um carro do mesmo modelo com ar-condicionado.

Alguma dúvida técnica?? Pergunta pra gente! Bjss e até a próxima!

Avatar Colunista
Riza Braga
Engenheira Mecânica formada pelo CEFET MG, participei durante 4 anos da Equipe de Competição Fórmula Cefast SAE, acredito que o melhor carro do mundo é o Fusca, sou fã do Senna e do Alonso! Criadora do SE MEU CARRO FALASSE e gostaria de viver reportando o mundo das quatro rodas!
Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
Riza Braga há 3 meses Responder
Oi Júlio, boa tarde! Então, não é um consumo muito elevado que sobrecarregue a bateria do carro, mas, fisicamente, toda energia que é consumida pelo sistema elétrico vem da bateria que, por sua vez, é carregada pelo alternador do carro, que é ligado ao motor, que para gerar essa energia ao alternador consome gasolina. Entedeu o processo? Sempre ao dispor =)
Avatar Usuário
Júlio César há 3 meses Responder
Gostei da postagem. E os faróis? Também colaboram para aumento no consumo de combustível?
Avatar Usuário
Paulo Freitas há 5 meses Responder
Ótima matéria
Avatar Usuário
Paulo Freitas há 5 meses Responder
Ótima matéria
Avatar Usuário
Leitor Novo há 7 meses Responder
Muito interessante!
Avatar Usuário
Diego há um ano Responder
Muito boa matéria. Eu procurei no Google exatamente como vc procurou. :D
Avatar Usuário
José Aparecido da Silva há um ano Responder
muito boa essa sua resposta, vou já trocar a minha!
Avatar Usuário
José Aparecido da Silva há um ano Responder
Muito essa sua resposta, vou já trocar a minha!
Confira Mais Notícias