Sem Googlar Riza Braga 02/10/2014 00:00

O que demora mais? Freio com ABS? Freio sem ABS?

Imagem Artigo

Tempo de frenagem é maior com ou sem ABS? E por que os carros de passeio não tem pneus iguais aos da F1???

Riza Braga, de Belo Horizonte.

Durante um dos Test Drives do Meu Primeiro Carro, me surgiu esta dúvida, o que demora mais para frear o carro? Freios COM ou SEM Sistema ABS de frenagem?

A resposta correta, eu não sei, sei que freio COM ABS percorre distâncias menores até que o veículo pare por completo. Sendo assim, ele é mais seguro.

Para um carro SEM ABS, quando o freio é acionado, o pneu em contato com o solo passa a sofrer atrito cinético (aquele que acontece por derrapamento) no lugar do estático (o que acontece durante o rolamento). Isso faz com que o pneu perca aderência, o que aumenta a distancia até a parada completa do veículo.

O atrito estático, como já expliquei antes aqui no Blog, é numericamente maior do que o atrito cinético, na maioria dos casos. E o gráfico que desenha o comportamento desses atritos comprova que ele tem seu pico quando é estático, veja:

gráfico atriro cinetico e estatico

Pesquisando, encontrei num site alemão que um carro SEM freios ABS percorre cerca de 17% a mais de distância, do que um carro COM freios ABS.

O raciocínio é simples, o freio ABS gera uma parada gradativa, não trava as rodas de uma só vez, o que impede que os pneus entrem em regime de atrito cinético. Assim, aproveita o momento de ação do atrito estático que gera maior força contrária ao movimento das rodas, otimizando a força exercida pelo sistema de freios e diminuindo o espaço de frenagem.

E se tá chovendo o que é melhor? Freios COM ou SEM ABS?

Se estiver caindo aquele toró, COM ou SEM ABS, o atrito entre os pneus e o solo durante a frenagem será o estático. Mesmo SEM ABS, a água não deixa com que as rodas travem no exato momento em que o pedal é acionado. O carro percorre na chuva:

- Espaço 23% maior do que o percorrido por freios SEM ABS no seco.

- Espaço 35% maior do que o percorrido por freios COM ABS no seco.

Mas, mesmo assim, a eficiência do freio ABS já foi comprovada também nas chuvas. Se comparada ao modelo SEM ABS, ele percorre 20% a menos de "chão". Ou seja, o ABS ganha a competição em qualquer caso! Que bom que os carros estão vindo com esses atuadores tão espertos a partir de agora!!

Um sensor ABS verifica mais de 20x por segundo as condições de rotação do pneu, quando essa cai ele percebe sua desaceleração e começa a controlar a intensidade do freio, acionando aos poucos os atuadores, sem deixar com que a roda trave por completo.

Sensores ABS DE VELOCIDADE DA RODASensor ABS de velocidade da roda: www.bosch-tecnologiaautomotiva.com.br

Ah!! E por que os pneus de F1 são lisos (slick) e os de rua não???

Quanto mais liso, maior o contato com o solo, maior aderência e melhor o desempenho do carro, não é mesmo?

Sim! Então por que não usamos pneus slicks???

Quem sabe, responde a nossa SEM GOOGLAR #9!

Avatar Colunista
Riza Braga
Engenheira Mecânica formada pelo CEFET MG, participei durante 4 anos da Equipe de Competição Fórmula Cefast SAE, acredito que o melhor carro do mundo é o Fusca, sou fã do Senna e do Alonso! Criadora do SE MEU CARRO FALASSE e gostaria de viver reportando o mundo das quatro rodas!
Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
Renato há um ano Responder
Dizer que um freio ABS é melhor que um freio comum é o mesmo que dizer que um câmbio automático é melhor que um manual pois ele sabe a hr de mudar a marcha, qualquer bom motorista sabe controlar melhor um carro manual. A verdade é que o feio ABS não consegue "prever" o limite entre o atrito estático e o dinamico, para isso ele tem que travar a roda e em seguida destrava novamente,faz isso várias vezes tentando manter o atrito maior que o atrito dinâmico pelo maior tempo possível, um pioloto experiente concesegue uma eficiência maior que a do freio ABS sem chegar a travar a roda. O que acontece é que a maioria das pessoas não tem essa abilidade, muito menos a frieza para fazer isso numa situação de risco iminente. Se tiver, entao o freio comum é melhor. Quanto aos testes, eles são feitos simplesmente apertando o pedal até o fundo, ou seja, sempre travando a roda nos freios comuns, o que um motorista bom consegue evitar. "Então por que não usamos pneus slicks??" Evitar aquaplanagem e aumentar a histerese
Avatar Usuário
Nelsinho há 2 anos Responder
Uma coisa importante que anda assustando a mulherada com a chegada do abs é que em freadas bruscas o pedal trepida mesmo, são as válvulas aliviando e aumentando a pressão inúmeras vezes por segundo para impedir o travamento da roda, é normal, o importante e manter o pé até o fundo independente da vibração!!!
Avatar Usuário
Rodrigo há 2 anos Responder
Acredito q o pneu de carro de passeio tem q permitir q se ande na chuva tambem em segurança. O slick nao tem os sulcos q fazem a agua escoar, portanto fariam aquaplanar em qualquer situação de piso molhado
Avatar Usuário
Riza Braga há 2 anos
Valeu Rodrigo! Quem mais sabe??
Avatar Usuário
Leo Kitoco há 2 anos Responder
Cinetico, estatico, cinetico, estatico... Gnda dica!!!
Avatar Usuário
Ziggy Marley há 2 anos Responder
Boa, Riza!
Avatar Usuário
Riza Braga há 2 anos
Valeu Zig!!
Confira Mais Notícias