Riza Braga 19/07/2016 00:00

Farol Alto ou Baixo? Farol de Neblina e de Milha? Resposta

Imagem Artigo
As luzes do seu carro servem para você ver, ser visto e se comunicar com os outros motoristas!

Vamos aprender o que é cada uma delas!

Ontem, postei aqui algumas perguntas, o Gabriel Dias e o Leandro Baeta me ajudaram com as respostas, mas se você possuir mais alguma consideração a respeito do tema que engloba quando usar farol alto e farol baixo, quando usar farol de milha ou de neblina, ou como e quando usar as luzes do seu carro, POR FAVOR escreve aqui pra gente!

Geralmente, a primeira luz que acende quando você vira o botão interruptor é a chamada lanterna, ou farolete ou luz de posição: ela deve ser usada durante a noite indicando carga e descarga de mercadorias, ou embarque e desembarque de gente!

Também, sob chuva em qualquer hipótese e quando for manobrar ou fazer baliza, ela sempre deve estar acesa! As lâmpadas existem na frente e na traseira do carro! Na traseira é vermelha, na frente é branca ou amarela! O símbolo no painel é o símbolo da luz de posição baixo:

Luz de Posição ou Farolete

Virou mais uma vez o interruptor? Você vai acender o farol baixo, aquele que a gente liga umas 5hrs da tarde, sabe? Quando ainda existe luz, mas nem tanta! Quando ele é acionado, duas luzes ligam: a do farol + a do farolete!

É a também a luz que deve ser acesa durante o dia em rodovias! Sabe a Lei do Farol

Então ela diz respeito ao Farol Baixo, caso ela esteja apagada, a multa é de oitenta e cinco reais e alguns quebrados (e vai ficar ainda mais cara no fim deste ano de 2016)! Por isso é muito importante que saibamos a diferença entre farol baixo, luz de posição (ou farolete, ou lanterna) e farol alto, por exemplo.

O símbolo no painel é o símbolo do Farol Baixo ou Luz Baixa é o seguinte:

Farol alto: é aquele que cega o condutor do veículo oposto! Sabe? Que se o seu pai estiver ao seu lado dirigindo, vai logo soltar, "muda pro farol baixo menina!" 

O símbolo no painel é o símbolo do Farol Alto ou Luz Alta é o seguinte:



Importante: a luz alta (ou farol alto) e a luz baixa (ou farol baixo) alternadas servem para fazer aquele famoso "pisca" para o motorista da sua frente e indicar que deseja ultrapassá-lo, pedindo que vá para a pista da direita!

Luz de ré: acende quando o carro está trafegando em marcha à ré, indica que você está dando ré, a luz é mais fraca, e ela é branca!

Luz de freio: acende quando o motorista coloca o pé no pedal dos freios, indica que você está freando o carro, são as luzes mais fortes que se acendem da traseira, as lâmpadas são vermelhas!

Refletores: são adesivos e brilham no escuro, se encontram nas lentes dianteiras e traseiras.

Pisca-alertas, ou setas: luzes amarelas ou laranjas! Por serem as mesmas lâmpadas, ou funciona o pisca-alerta ou a seta, obviamente.

Uso errado do pisca-alertas: quando o carro estiver em movimento, ou em situações com neblina ou chuva, o pisca não deve ser ligado pois poderá confundir os motoristas. Eles podem entender que o seu veículo está parado e tentar desviar de você, podendo causar um acidente.

Uso correto do pisca-alertas: para imobilizações ou situações de emergência, pane mecânica, tráfego parado, quando o trânsito estiver lento por causa de um acidente, por exemplo, quando parar no acostamento de rodovias é obrigatório ligá-lo.



Uso das setas: para conversão à direita, à esquerda. 

Outra dica, o Código de Trânsito Brasileiro institui como infração grave, com multa de R$ 127,69, deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação.

Luz de neblina: são luzes que existem nos faróis dianteiros e traseiros, eles aumentam a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó.



Farol de milha: faróis de longo alcance! Diferente do de neblina que é colado no chão e tem curto alcance!


Agora que a gente já sabe a diferença entre Farol Alto e Farol Baixo, entre Farol de Neblina e de Milha, quando usar as setas e quando usar o pisca-alerta corretamente,  vamos terminar a nossa conversa da SemGooglar de hoje, com uma dica, sempre que puder verifique todo o sistema de iluminação do seu carro, se alguma lâmpada não estiver funcionando, a multa - segundo o artigo 230, inciso XXII - por conduzir veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas, é uma multa média de 4 pontos na carteira e de R$ 85,13.


Olha que foda a camiseta do semeucarrofalasse dos faróis:

Camiseta faróis semeucarrofalasseCamiseta faróis semeucarrofalasse


Interessou? So comprar on-line, a malha é uma delícia!

Avatar Colunista
Riza Braga
Engenheira Mecânica formada pelo CEFET MG, participei durante 4 anos da Equipe de Competição Fórmula Cefast SAE, acredito que o melhor carro do mundo é o Fusca, sou fã do Senna e do Alonso! Criadora do SE MEU CARRO FALASSE e gostaria de viver reportando o mundo das quatro rodas!
Divisória Simples
Veja Também

 Deixe um Comentário

Para deixar seu comentário, se não estiver logado, registre nome e e-mail.
Avatar Usuário
Celia Nascimento há 8 meses Responder
Gostei do tema do site!!
Avatar Usuário
Luiz há 11 meses Responder
Cegar é com "C" e não com "S".
Avatar Usuário
Gilberto há 11 meses Responder
Uma verdadeira aula para retardado que não deveria entrar em um carro nem como carona, ainda mais para dirigir. Mas como hoje as auto escolas não ensinam a dirigir e apenas a tirar, e a carteira de motorista é na base do PP, tá de bom tamanho!
Confira Mais Notícias